9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Contrapartida nacional” preocupa CCDR Alentejo em matéria de projetos de adaptação às alterações climáticas, diz vice-presidente (c/som)

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo terminou na passada semana o périplo de apresentações aos municípios e comunidades intermunicipais alentejanas da Agenda Regional para o Ambiente 2018.

A agenda tem por objetivo apresentar as “ações concretas previstas e projetos para a região em termos de territorialização das políticas públicas”, esclareceu à RC, Jorge Pulido Valente vice-presidente CCDR.

“Vencer o desafio da sustentabilidade” é o objetivo definido para região, estando programada uma estratégia de intervenção no território em áreas como “a qualidade do ar, os resíduos, avaliação de impactos ambientais, economia circular, adaptação as alterações climáticas e eficiência energética”.

Questionado sobre a área que apresenta maior preocupação, o vice-presidente indica a “estratégia regional de adaptação às alterações climáticas, uma vez que as outras áreas estão lançadas e a funcionar”, e neste tem havido “algum impasse nas questões do financiamento”, nomeadamente na “garantia da contrapartida nacional”, esclareceu.

Quanto aos municípios, “manifestaram a abertura total”, indicou Jorge Pulido Valente, realçando oque as parcerias com as autarquias são necessárias para “desenvolver projetos-piloto e depois replicar esses projetos a todo o território”.

Populares