13.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

EDIA e Águas de Portugal reforçam fornecimento público de água no Alentejo

A EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva) e a AdP (Grupo Águas de Portugal) assinaram este sábado, dia 17 de fevereiro, acordos de cooperação técnica e operacional para a realização de obras de reforço ao fornecimento de água para consumo humano, agrícola e industrial no Alentejo.

Estes acordos objetivam o aumento da fiabilidade e resiliência de sistemas de abastecimento, e o reforço do fornecimento de água na região, colmatando os efeitos das alterações climáticas, nomeadamente da seca.

Para tal, as empresas reforçam a colaboração entre si com projetos inerentes à criação e reforço de ligações entre condutas do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA) e sistemas de abastecimento geridos pelas três empresas do grupo AdP, nomeadamente albufeiras e estações de tratamento de água (ETA).

O acordo entre as empresas prevê também a realização de estudos relativos a outras infraestruturas de abastecimento de água para dar resposta em situações mais exigentes de escassez hídrica, no Alentejo.

Entre outras, as intervenções previstas passam pela criação de ligações diretas entre condutas adutoras do EFMA e três ETA do Grupo AdP, nomeadamente a de Monte Novo (Évora), gerida pela empresa Águas do Vale do Tejo (AdVT), e as do Roxo (Aljustrel) e do Monte da Rocha (Ourique), geridas pela empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA). O reforço da ligação entre o EFMA e a ETA da Vigia (Redondo), gerida pela AgdA, é outra das intervenções previstas.

Estas ligações inserem-se no âmbito da expansão do EFMA prevista no Programa Nacional de Regadios, anteriormente noticiada pela RC.

Segundo o Grupo AdP, prevê-se para o início de 2019 a operacionalidade da ligação direta entre o EFMA e a ETA do Monte Novo; para o início do verão de 2020 a ligação direta à ETA do Roxo; para o início do verão de 2021 o reforço da ligação à ETA da Vigia e a ligação à ETA do Monte da Rocha em 2022.

Populares