6.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Revolução Solar investirá centenas de milhões de euros no Alentejo

Portugal tem sido palco de revoluções no âmbito das energias renováveis. Depois da energia hídrica e da energia eólica, as atenções voltam-se agora para as energias solares fotovoltaicas.

Neste momento, as centrais de energia solar em Portugal, têm uma potência de 300 megawatts, representando 2,4% do total de energia renovável produzida no país.

Existindo 15 centrais fotovoltaicas solares planeadas, que representam um investimento total de 500 milhões de euros, prevê-se que até 2020 as centrais solares em Portugal tripliquem a potência para os 900 megawatts.

A Hyperion investirá 130 milhões de euros no Alentejo, com a construção de cinco centrais solares, em Évora, Sousel, Ferreira do Alentejo e duas em Moura. Atualmente, apenas o projeto de Évora se encontra aprovado, destas cinco centrais com potência total de 150 megawatts.

Também a Expoentfokus irá apostar na região do Alentejo. Com um investimento superior a 100 milhões de euros, a empresa planeia construir centrais com um total de 130 megawatts de potência, em Évora, Ourique e Nisa.

Castelo de Vide, Alcácer do Sal e Salvaterra de Magos, serão alvo de investimento pela Exus Management Partners, que dedicarão 60 milhões de euros, à produção de 67 megawatts de potência.

Atualmente, a maior central solar de Portugal, localiza-se na Amareleja, com 45,8 megawatts de potência. Este lugar será ocupado por Alcoutim, com uma central planeada com potência de 220 megawatts, representando um investimento de 220 milhões de euros, para a China Thriumph Internacional Engineering/Welink.

 

Populares