9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Várias empresas do Alentejo exportam de 70% a 90%” da sua produção de azeite, diz presidente do CEPAAL (c/som)

Portugal é atualmente o quarto país exportador de azeite, e o sétimo produtor mundial, com a região Alentejo a concentrar mais de 75% dessa produção.

No Alentejo, existem “várias empresas e alguns lagares” que têm entre “70 a 90% da sua produção para exportação”, afirma à RC, Gonçalo Morais Tristão, presidente da Direção do CEPAAL (Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo).

Estes “números são muito interessantes e já mexem com as estatísticas”, declara. Atualmente “o Azeite do Alentejo vai para todos os lados do globo” surgindo o Brasil como “mercado preferencial”.

O CEPAAL encontra-se envolvido “num projeto de internacionalização do Azeite do Alentejo, em que visamos dar ênfase e notoriedade” em seis países-alvo determinados pelos produtores associados, sendo os “Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Brasil”.

Estas ações visam primeiramente “fazer alguma pressão de divulgação do Azeite do Alentejo”, nomeadamente para esses mercados “perceberem que Portugal é produtor de azeite”. Em segundo lugar, “para perceberem que temos no Alentejo, azeites de enorme qualidade”.

Com o produto a começar a entrar em mercados asiáticos, nomeadamente China e Japão, existem outros que “que estão a aumentar dia-a-dia, que são países como os Estados Unidos e o Canadá”, aponta.

O “Projeto de Internacionalização do Azeite do Alentejo” representa um investimento de 320.682 euros, cofinanciado em 80% por fundos comunitários e em 20% por verbas do CEPAAL.

Até ao final de 2018, prevê ações de promoção e degustação dos azeites alentejanos junto de públicos-alvo dos seis mercados determinados, nomeadamente através da participação em certames, a aplicação nas garrafas de uma gargantilha identificadora da marca “Azeite do Alentejo”, o desenvolvimento de ferramentas de “web marketing”, e como noticiado pela RC, o desenvolvimento de uma parceria com a TAP para a realização de ações de promoção do azeite do Alentejo junto dos passeiros com destino as países-alvo do projeto de internacionalização.

 

Populares