12.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa tenciona apresentar dossier da candidatura à UNESCO, “até setembro” de 2018, diz Presidente da Câmara (c/som)

A candidatura “Vila Viçosa: Vila Ducal Renascentista”, integra a Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial desde 2016, encontrando-se a decorrer o processo de elaboração do dossier da candidatura a Património Mundial, para apresentação à UNESCO.

Em declarações à RC, Manuel Condenado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, afirma ser “objetivo” do município e de todas as partes envolvidas, “que, até setembro do próximo ano, apresentemos o dossier da candidatura”

O autarca descreve o processo de candidatura a Património Mundial da Unesco como um “chapéu de sol que abarca todas as iniciativas culturais”. Desta forma, aponta existir uma dificuldade acrescida no processo, comparativamente a classificações como património imaterial, “situações muito simplificadas”.

Neste momento, “estamos a trabalhar no dossier e a preparar o orçamento e o plano de atividades para o próximo ano”. Este “será o instrumento que nos vai permitir avançar também em termos financeiros para a fase derradeira da elaboração desse dossier”, uma vez que para além ser um processo “rigoroso e de muito trabalho”, a elaboração do dossier da candidatura é “bastante dispendioso”.

Joaquim Saial, calipolense e investigador de arte pública, afirma que “quando chegar a hora da decisão tudo conta”.

Desta forma, torna-se importante não descurar aspetos culturais da história local. “Uma pequena coisa pode estragar tudo, e uma pequena coisa pode contribuir para o galardão que nós pretendemos”.

Outras cidades nas proximidades já obtiveram classificações da UNESCO, nomeadamente Elvas e Estremoz, faltando “Vila Viçosa que merecia”, declara.

Considerando como “muito bom” a entrada para a Lista Indicativa, afirma que “nos últimos tempos se avançou muito mais que nos tempos passados”.

Contudo, enquanto não obtém a classificação como Património Mundial e mesmo que o facto não se verifique, “Vila Viçosa nunca deixa de ser uma grande terra”, sendo que “só o facto de ter tentado […] já é vantajoso”, pela divulgação e interesse despertado. “O nome Vila Viçosa e propagado através da comunicação social, as pessoas ouvem e vêm”, dinamizando o turismo do município.

Populares