Comemora-se hoje, 10 de junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Celebrado anualmente a 10 de junho, data da morte do poeta Luís de Camões, este dia presta homenagem a Portugal, aos portugueses, à cultura lusófona e à presença portuguesa por todo o mundo.
O dia de hoje evidencia ainda o grande poeta nacional, Luís de Camões, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da tradição ocidental .
Marcelo Rebelo de Sousa vai fazer hoje em Lagos o seu décimo e último discurso como Presidente da República no Dia de Portugal, data em que tem elogiado o povo português e apelado à coesão nacional.
Na cerimónia militar do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, marcada para as 11:00, na Avenida dos Descobrimentos, irão intervir o Presidente da República e a escritora e conselheira de Estado Lídia Jorge, natural de Loulé, no Algarve, que preside à comissão organizadora destas comemorações.
Estão previstas as presenças em Lagos do primeiro-ministro, Luís Montenegro, do presidente do Chega, André Ventura, e do presidente e secretário-geral interino do PS, Carlos César, entre outros convidados.
Marcelo Rebelo de Sousa escolheu esta cidade algarvia como palco das suas últimas comemorações do 10 de Junho em território nacional, que já celebrou em Lisboa e no Porto, em Ponta Delgada, em Portalegre, no Funchal, em Braga, no Peso da Régua e, no ano passado, em três concelhos do distrito de Leiria afetados pelos incêndios de 2017 – Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera – e em Coimbra.