O Governo reforçou 137 milhões de euros no aumento da frota de autocarros de emissões nulas e expandir a rede de infraestruturas de carregamento e abastecimento em todo o País.
Em comunicado o Governo destaca que este reforço tem como objetivo garantir maior eficiência na implementação dos investimentos e cumprir as metas de descarbonização dos transportes públicos, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e melhorando a qualidade do ar nas cidades.
A expansão desta medida vai além das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, cobrindo todo o território continental, incluindo áreas de baixa densidade populacional e baixa procura de transportes, e beneficiando diretamente municípios, Comunidades Intermunicipais (CIM) e empresas de transporte coletivo.
De entre os Municípios Beneficiários três ficam no Alentejo: Reguengos de Monsaraz, Sousel e Viana do Alentejo. A medida abrange ainda as Comunidades Intermunicipais do Alentejo Central e Alto Alentejo.
Este reforço da dotação financeira permitirá que mais 390 autocarros de emissões nulas sejam adquiridos, atingindo um total de 861 veículos até 2026. A implementação será acompanhada pela instalação de postos de carregamento elétrico e abastecimento a hidrogénio.