35.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Outubro 1, 2023

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Centauros, tridente e golfinhos…mosaicos romanos descobertos em Alcácer do Sal

Foram descobertos painéis figurativos de mosaicos com a representação mitológica de Centauros e dois golfinhos com um tridente ao centro em Alcácer do Sal.

De acordo com os responsáveis pelo projeto arqueológico, Portugal Romano, os achados decoram a Domus, residência de família romana abastada, um importante descoberta arqueológica nas imediações da cidade romana de Salacia, a Alcácer do Sal romana.

A presença deste painel indica , referem na sua página oficial, que fariam parte de uma opulenta casa senhorial, pertencente a uma grande propriedade agrícola. A zona do mosaico pertenceria possivelmente a um átrio, uma zona de lazer, que teria à sua volta uma sala de estar, uma sala de jantar, quartos de dormir.

Estes mosaicos são os primeiros a ser escavados no concelho de Alcácer do Sal.

Segundo os arqueólogos, a casa evidencia vários níveis de utilização, que indicia a utilização constante do edifício ao longo de vários séculos. Um rica villa que contempla uma área residencial, a domus, em fase de escavação arqueológica e uma área rústica, onde fazia a produção de produtos para serem exportados para todo o império.

A zona do Porto da Lama era importantíssima naquele tempo, por estar localizada junto a um ribeiro navegável que daria ligação à cidade de Alcácer do Sal em época romana.

Trata-se, segundo acrescentam, de uma descoberta de grande valor histórico.

A escavação arqueológica em curso está a ser dirigida por Margarida Figueiredo da Archeo’Estudos, Investigação Arqueológica.

Fonte/Foto: Portugal Romano

Populares