23.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Outubro 3, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

317 anos do Regimento de Cavalaria de Estremoz: “É um orgulho sentir que somos o Regimento de todo o Alentejo”- Cor. Lourenço Azevedo(c/fotos)

Vila Viçosa, 06 de setembro de 2024 – O Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3), sediado em Estremoz, celebra este mês o seu 317.º aniversário.

Para assinalar a data, foi elaborado um vasto programa de atividades que vão decorrer até ao próximo dia 15 de setembro, e que passam pelo desporto, tertúlias, apresentações culturais e as cerimónias militares, ponto alto destas comemorações.

O Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3) , também conhecido por Dragões de Olivença, nasceu em 1707, em Olivença, vindo a designar-se como Regimento de Cavalaria de Estremoz só em 1975.

Entre 1816-1875, o regimento aquartelou-se sucessivamente em Elvas, Castelo Branco, Torres Vedras e Vila Viçosa, até se sedear em Estremoz, onde ainda hoje se mantém.

Reiterando a forte ligação do Regimento à sua história, a Marcha a Cavalo, primeira iniciativa integrada nas comemorações deste aniversário, realizada esta sexta-feira, 6 de setembro, passou por Vila Viçosa, com os participantes efetuarem uma passagem junto à Câmara Municipal de Vila Viçosa para apresentação de cumprimentos ao Executivo.

A Rádio Campanário esteve presente na chegada da Marcha a Cavalo a Vila Viçosa e falou com o Coronel Lourenço de Azevedo, responsável pelo RC3, sobre a importância de Vila Viçosa na génese deste regimento e sobre a importância destes 317 anos de vida.

O Coronel Lourenço de Azevedo começou por nos referir “esta é uma data muito emblemática para nós; são 317 anos, muita história e era obrigatório passar por Vila Viçosa” justificando “desde logo porque a nossa escola prática de cavalaria foi instalada aqui em Vila Viçosa e depois porque o regimento também esteve aquartelado aqui.”

A Marcha a Cavalo, iniciativa que anualmente faz parte das comemorações de aniversário do RC3 pretende acima de tudo “relembrar que o nosso regimento surgiu pelas mãos de D. João V, em 1707, em Olivença, e o segundo porque o regimento foi materializado pela marcha a cavalo por Mouzinho de Albuquerque, Patrono da Arma”, acrescentou.

Questionado sobre a importância do programa de comemorações elaborado para assinalar estes 317 anos de vida, o Coronel do RC3 destacou as comemorações “em dois fins de semana, um mais dedicado ao desporto, e o segundo com momentos diferentes: as cerimónias militares com a presença do Ministro da defesa, Nuno Melo, e um outro momento onde vai ser destacada a relevância do regimento de cavalaria na revolução de abril.” O responsável enfatizou ainda que as comemorações são abertas à população convidando todos à sua participação.

Questionado pela Rádio Campanário que relevância tem para o RC3 a estreita relação de proximidade que o Regimento criou com as populações, não só de Estremoz, mas de todo o Alentejo, o Coronel deixou um agradecimento a todos os seus antecessores pela “ligação forte e profunda que foi criada” considerando-se um felizardo por ter sido nomeado e estar como Comandante deste Regimento.

Lourenço de Azevedo evidencia por último “É um orgulho sentir o que somos o regimento de todo o Alentejo e sermos tão acarinhados pelas populações  “.

A Marcha a Cavalo prossegue amanhã, sábado. Parte do seminário de Vila Viçosa em direção a Borba e termina em Estremoz.

A Formatura a cavalo e cerimónia evocativa ao RC3 e EPC (Unidades que estiveram aquarteladas nas instalações) vai realizar-se às 08h00 no Seminário de São José em Vila Viçosa, às 09h15 está prevista a chegada a Borba e apresentação de cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal de Borba e às 12 horas a chegada a Estremoz.

As cerimónia militares decorrem na próxima sexta-feira, dia 13 de setembro, a partir das 10h30 .

Populares