9 C
Vila Viçosa
Sábado, Dezembro 7, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

A Arte que “conquistou” o mundo! Bonecos de Estremoz são Património da Unesco há 7 anos

A cidade de Estremoz vai celebrar no próximo dia 7 de dezembro os sete anos da inscrição da Produção de Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da UNESCO .

Esta inscrição, que se revelou determinante para promover e divulgar não só esta arte mas também o concelho de Estremoz ao Mundo, vai ser celebrada com a Inauguração da renovação da sala de exposição dos barristas no Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz, pelas 18 horas, seguida da Entrega de Certificações aos barristas recentemente reconhecidos. No período noturno terá lugar , pelas 21h30, um concerto celebrativo da inscrição na Lista Representativa UNESCO, pelo Vox Aurea Ensemble.

O saber-fazer associado ao Figurado em Barro de Estremoz constitui um tipo de produção manual praticado por cerca de uma dúzia de artesãos nesta localidade. Constituem marcas identitárias deste elemento patrimonial da criação das tradicionais figuras em barro, o processo de modelação (placa, bola, rolo e o vestir da figura), as tipologias de modelos, e ainda o caráter estético, expresso em particular na sua viva policromia.
A elaboração da candidatura “Produção de Figurado em Barro de Estremoz” à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial foi coordenada pelo Município de Estremoz, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo e do Centro UNESCO para a Valorização e Salvaguarda do Boneco de Estremoz, bem como da Comissão Nacional da UNESCO que, como é habitual, prestou aconselhamento e efetuou a revisão do processo antes do seu envio à UNESCO.

Foto:@IrmãsFlores


 

Populares