24.3 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Julho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“A cachola, os migos e o entrecosto frito são feitos da forma mais tradicional possível”, dizem Alcinda Carrasquinho e Marina Marcos (c/som)

Decorre no dia de hoje, 25 de março, na freguesia de São Domingos de Ana Loura, no concelho de Estremoz, a VII Matança Tradicional do Porco, organizada pela Associação Cultural e Recreativa Nova Geração.

A Rádio Campanário esteve presente nesta tradição tão alentejana e falou com Alcinda Carrasquinho e Marina Coxixo Marcos, cozinheiras que confecionam os pratos desta matança do porco.

A cozinheira Marina Coxixo Marcos começou por referir que, os pratos ali confecionados são “a cachola, os migos, o entrecosto frito e todos os pratos que sejam pedidos e que sejam possíveis confecionar na hora”.

Alcinda Carrasquinho, questionada sobre a tradicionalidade dos pratos confecionados, declarou que “é tudo feito de forma tradicional. Aqui na zona de Estremoz, os pratos tradicionais são a cachola, os migos, são talvez os pratos mais antigos”.

As cozinheira revelaram ainda que foi a primeira vez que foram confecionar pratos na Matança Tradicional do Porco mas, que já há vários anos que confecionam pratos tradicionais noutros locais, uma vez que participam em eventos gastronómicos e acabam por ser convidadas para este tipo de iniciativas tradicionais.

Populares