Já se encontram abertas as candidaturas para o Concurso Nacional Árvore do Ano 2023. A árvore vencedora irá representar o nosso país no Concurso Europeu 2023.
O propósito do Concurso Árvore do Ano é destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural. Ao contrário de outros concursos, a Árvore Europeia do Ano não se foca apenas na beleza, no tamanho ou na idade da árvore, mas sim na sua história e relações com as pessoas. Procuramos árvores que se tornaram parte de uma comunidade maior.
A Árvore Europeia do Ano é uma final constituída pelos vencedores dos diferentes Concursos Nacionais.
Todos os anos a votação para a Árvore Europeia do Ano é organizada pela Environmental Partnership Association (EPA), e a UNAC – União da Floresta Mediterrânica é a organizadora do concurso nacional, que habilita a árvore portuguesa vencedora a concorrer à votação para a Árvore Europeia do Ano.
A Concurso para Árvore Portuguesa 2023 é aberto à participação de qualquer entidade ou particular – pode consultar as regras e fases detalhadamente no regulamento. Entre as árvores que se candidatam, um júri procede à seleção de 10 árvores que posteriormente ficam disponíveis para votação nacional no portal dedicado ao concurso em Portugal. A árvore com mais votos irá representar Portugal na edição europeia do Concurso European Tree of the Year.
Conhece uma árvore com forte ligação à comunidade? Com uma lenda ou que simplesmente lhe ficou na memória? Participe!
Consulte o Regulamento e a Apresentação do concurso.
As candidaturas podem ser realizadas em https://forms.gle/8ttpzykF4ryYFrxx5.
Fionte: UNAC