O Alentejo 2030 deu recentemente um importante passo na mitigação dos impactos da transição energética no mercado de trabalho da região do Alentejo Litoral, com a abertura de dois avisos de concurso no âmbito do Fundo para a Transição Justa (FTJ).
De acordo com a CCDR Alentejo, os avisos agora lançados, são dirigidos ao IEFP e a trabalhadoras e trabalhadores, cujas atividades tenham sido direta ou indiretamente afetadas pelo processo de transição energética.
O aviso Participação Individual na Formação , com uma dotação de 300 mil euros, visa apoiar a formação e certificação dos extrabalhadores da Central Termoelétrica de Sines, visando melhorar a sua empregabilidade e facilitar a sua requalificação para novas oportunidades no mercado de trabalho, no contexto da transição energética. São destinatários e beneficiários os trabalhadores que exerciam funções na Central Termoelétrica de Sines e que, por força do encerramento desta, foram alvo de despedimento, independentemente da sua situação face ao emprego à data de início da formação. O prazo de candidaturas termina a 31 de dezembro de 2025 .
O segundo aviso, Apoio ao Emprego , com uma dotação de 500 mil euros, tem como objetivo apoiar a contratação de ex-funcionários da Central Termoelétrica de Sines, despedidos devido ao seu encerramento. Os apoios à contratação de trabalhadores com contratos sem termo visam melhorar a qualidade do mercado de trabalho, promovendo a criação de emprego sustentável e facilitando a integração de grupos com maior dificuldade de inserção na região. Pode aceder aos apoios no âmbito desta tipologia de operação, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., enquanto organismo responsável pela concretização do respetivo instrumento de política pública. Oprazo de candidaturas termina a 29 de novembro de 2024.
Ambos os concursos têm como objetivo central minimizar os efeitos diretos e indiretos que a transição energética tem causado no mercado de trabalho no Alentejo Litoral, onde a dependência de setores tradicionais relacionados com a energia e a indústria era significativa.
Com a promoção da formação e a empregabilidade, estes financiamentos pretendem assegurar e apoiar uma transição justa, que salvaguarde os trabalhadores e trabalhadoras locais, garantindo um futuro sustentável e inclusivo.