Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo com programa cultural intenso em 2026, o arranque decisivo rumo a Évora_27!

A iniciativa Évora_27 – Capital Europeia da Cultura apresentou, esta terça-feira à tarde, no Teatro Garcia de Resende, o seu programa cultural para 2026, num momento considerado decisivo no caminho até ao ano em que a cidade assumirá o título europeu.

A programação irá percorrer os 14 municípios do Alentejo Central, com especial incidência em Évora e Montemor-o-Novo, reforçando a dimensão regional do projeto.

A presidente da associação Évora_27, Maria do Céu Ramos, sublinhou que a apresentação do programa representa “um passo decisivo”, destacando a intensidade e riqueza da proposta cultural. “Caminha-se a passos largos para o dia 6 de fevereiro de 2027, o dia grande”, afirmou, referindo-se à inauguração oficial da Capital Europeia da Cultura.

A responsável enfatizou ainda que o principal objetivo passa por envolver comunidades e instituições, numa fase que descreve como essencialmente de preparação. “Este é o tempo de estar próximo das pessoas”, acrescentou, salientando a ligação estreita entre a cidade, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e toda a região.

O programa agora apresentado aposta fortemente em linguagens artísticas contemporâneas, reunindo artistas nacionais e internacionais, numa antecâmara da diversidade cultural europeia. Estão previstos eventos como residências artísticas, workshops e mesas-redondas, que, segundo Maria do Céu Ramos, “podem servir para abrir horizontes”.

Também o diretor artístico, John Romão, destacou a diversidade cultural como um dos pilares do projeto. Muitos dos espetáculos anunciados serão apresentados pela primeira vez em Portugal e outros estreiam-se no Alentejo, promovendo um diálogo entre diferentes culturas.

“O Alentejo nem sempre acolheu a diversidade cultural que merece, e esta programação vem alterar esse cenário”, afirmou, acrescentando que vários artistas portugueses terão também a sua estreia na região.

John Romão explicou ainda que a programação de 2026 se articula com a de 2027, integrando projetos de longa duração iniciados em 2025 e já em desenvolvimento este ano. “Este é um processo contínuo, de construção, escuta e inclusão, que não termina em 2027”, sublinhou.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Évora e da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Carlos Zorrinho, considerou que este é um programa de preparação que dará corpo ao grande evento de 2027. “Vai ser um grande 2026 a anunciar um extraordinário 2027”, afirmou.

O autarca destacou ainda a participação de artistas oriundos de países como Espanha, Itália e Bélgica, reforçando a dimensão europeia do projeto e a visão de Évora como “uma capital europeia da cultura ao sul”.

Carlos Zorrinho sublinhou também a importância de preparar o território para o período pós-2027, garantindo que o impacto do projeto será duradouro. “Depois de Évora_27, nada ficará igual”, afirmou.

Recorde-se que Évora conquistou o título de Capital Europeia da Cultura a 7 de dezembro de 2022, através de um concurso nacional entre várias cidades candidatas. Sob o lema “Vagar, uma outra arte de existência”, o projeto propõe um novo paradigma centrado no valor do tempo e assente em princípios europeus como a paz, a democracia, a diversidade e a sustentabilidade.

Conheça o programa completo AQUI

A Rádio Campanário esteve presente e mostra-lhe as fotografias:

Populares