Todos os distritos de Portugal Continental estão esta quarta-feira sob aviso laranja e amarelo devido ao agravamento das condições meteorológicas.
MARTINHO é o nome atribuído pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) a uma depressão que vai influenciar o estado do tempo em Portugal continental entre os dias 19 e 21.
Assim, prevê-se ocorrência de precipitação persistente e por vezes forte a partir do final da tarde de dia 19, inicialmente no litoral a sul do Cabo Carvoeiro, estendendo-se gradualmente para as restantes regiões do Sul e Centro. Até dia 21, o acumulado total de precipitação deverá variar entre 70 e 100 mm nas regiões Centro e Sul, podendo ser localmente superior no litoral Centro. Esta precipitação poderá ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, baixando a cota para os 1200/1400 de altitude metros no dia 21.
De acordo com o IPMA o “período mais crítico” será durante a próxima madrugada. O vento irá aumentar de intensidade, soprando de sul/sueste com rajadas que poderão atingir valores da ordem dos 80 a 90 km/h, em especial no litoral, e 110 a 120 km/h nas terras altas. A agitação marítima também irá aumentar, esperando-se ondas de sudoeste com 4 a 5 metros a sul do Cabo Carvoeiro e 3 a 4 metros a norte do referido cabo.
O distrito de Beja está sob aviso laranja a partir das 21 horas desta quarta-feira devido à previsão de precipitação forte alternando com o aviso amarelo devido ao vento forte, precipitação e também agitação marítima. Évora e Portalegre estão sob aviso amarelo a partir do meio dia de hoje especialmente devido à intensificação do vento e já da parte da tarde, devido à intensificação da chuva.