4.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 27, 2025

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo vai receber campo de tiro de Alcochete. Decisão do Governo tem por base construção do novo aeroporto

Mértola é o concelho escolhido pelo Governo para instalar o futuro campo de tiro da Força Aérea Portuguesa que funciona em Alcochete. A transferência traduz um processo complexo e dispendioso para os cofres do Estado, mas o recurso ao Baixo Alentejo é a alternativa que o Governo encontrou na sequência da construção do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete.

Segundo a notícia avançada pelo ´Negócios´, a escolha de zona de baixa densidade populacional como Mértola já tinha sido considerada em 2008, durante a governação de José Sócrates. À época a Força Aérea estudou a mudança para um terreno entre Mértola e Serpa, com um custo estimado de 250 milhões de euros.

Adianta o jornal que esta mudança vai exigir a compra de terrenos e a adaptação das infraestruturas para garantir a segurança e funcionalidade do campo de tiro, utilizado não só pela Força Aérea, mas também por outros ramos militares e indústrias de defesa.

Recorde-se que o campo de Alcochete é aos dias de hoje um dos maiores da Europa, ocupando uma área de 7 560 hectares (o equivalente a mais de 7 500 campos de futebol), ma será desativado para dar lugar ao futuro aeroporto internacional de Lisboa.

A ANA, concessionária do aeroporto, exclui dos seus custos os encargos associados à deslocalização do campo de tiro, argumentando que essa responsabilidade cabe ao Estado. Além desse investimento, o Governo terá de arcar com despesas como a descontaminação do perímetro do novo aeroporto e a construção de acessos rodoviários e ferroviários, incluindo a terceira travessia do Tejo.

Populares