O novo Centro de Coordenação Operacional Municipal da Proteção Civil de Almodôvar, um “espaço estratégico que reforça a capacidade de resposta do concelho em situações de emergência”, é inaugurado no dia 01 de julho, revelou a câmara.
Segundo este município do distrito de Beja, a nova sala ficará instalada no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Almodôvar e vai passar a ser o “centro nevrálgico de decisão em situações de Proteção Civil, reunindo as principais entidades envolvidas nas operações de socorro”.
Dotada de sistemas redundantes de comunicações e energia, a infraestrutura “foi concebida para garantir o funcionamento contínuo mesmo em cenários críticos”, disse a autarquia, acrescentando que o município passa ainda a dispor de uma Unidade Móvel equipada com comunicações via satélite, para a coordenação de operações a partir de qualquer ponto do concelho.

