12.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 20, 2025

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alqueva nasceu há 23 anos! Uma nova era no Alentejo, com uma história de sucesso que continua a inspirar.

A Barragem de Alqueva, também designado como o maior lago artificial da Europa, comemora hoje 23 anos de existência.

Foi a 8 de fevereiro de 2002, que foram encerradas as comportas da barragem, dando início ao enchimento da albufeira de Alqueva, a maior reserva de água Nacional, uma obra que transformou profundamente o território.

Alqueva é hoje fator de desenvolvimento na Região Alentejo e constitui-se como uma das mais importantes reservas de água do território. É através desta Barragem que é possível permitir todas as valências do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

Reveste-se de particular importância na Região , em especial nas áreas da agricultura e da produção de energia hidroelétrica mas acima de tudo no abastecimento público. Garante ainda o reforço de abastecimento público a mais de 200 mil habitantes no Alentejo, número que tende a crescer com a previsão da ligação de Alqueva a outras origens de água para abastecimento público, nomeadamente a albufeira de Monte da Rocha.

A garantia de água dada por esta reserva estratégica permitiu ainda uma grande adesão (mais de 95%) dos agricultores às novas culturas e técnicas de regadio.

Ao longo destas mais de duas décadas tem reforçado também a sua importância no desenvolvimento do turismo da região Alentejo, onde são cada vez mais os investidores que apostam neste setor e escolhem a região para fazerem nascer novos locais de atratividade, como mostram as Praias Fluviais que têm vindo a ser criadas e que mobilizam milhares de veraneantes todos os anos.

A construção da Barragem de Alqueva, pela sua magnitude há-de ser sempre um marco na história do Alentejo. Pela sua dimensão gigantesca, envolveu 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de betão, 20 mil toneladas de aço e 582 instrumentos de monitorização, ligados a 37 mil metros de cabos.

Tendo atingido pela primeira vez a sua cota máxima a 12 de janeiro de 2010, Alqueva já efetuou algumas descargas controladas e chegou, por quatro, cinco vezes, à cota de pleno armazenamento, 152 metros.

Alqueva é , por tudo isto, nos dias de hoje, fundamental para a Região e determinante no seu desenvolvimento. Uma história de sucesso que continua a inspirar o Alentejo.

Populares