9.3 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Março 26, 2025

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Aproveitaram desaparecimento de gato para “sacar” 233 euros aos donos. Mais uma burla por MBway

Alguém que se aproveitou do desespero de uma família de Montemor-o-Novo, a quem o gato desapareceu, para enviar uma mensagem aos donos. Identificou-se como sendo do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (Canil Municipal). A mensagem garantia que o gato estava ali, mas que precisava de uma cirurgia urgente, que custava 233 euros. Os donos só tinham que fazer a transferência por MBway. E fizeram. Afinal, era fraude.

Foi a própria autarquia que deu o alerta para o caso, justificando o presidente da Câmara, Olímpio Galvão, que os serviços municipais foram citados neste esquema fraudulento, pelo que preferiu não perder tempo a alertar a população para evitar novos episódios.

Até agora só é conhecido um caso e é natural que haja queixas nas autoridades. “Ainda estamos a falar de 233 euros”, sublinha o autarca, revelando que os donos do animal relataram o seu desaparecimento, tendo alguém engendrado o plano para ludibriar a família.

“Antes de fazerem a transferência, as pessoas deviam ter contactado a Câmara. Mas fizeram-no apenas depois de pagar e só aí é que ficaram a saber que se tratava de um embuste”, insiste Olímpio Galvão, alertando que o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia “não solicita pagamentos por MBway, nem contacta os donos de animais por mensagem privada nas redes sociais ou SMS”.
Acrescenta que “quem receber um mensagem alegadamente remetida pelo Canil Municipal deve considerá-la como uma tentativa de fraude”.

Populares