A Assembleia Municipal Jovem de Mourão reuniu na passada sexta-feira, 13 de março, no Cineteatro Mouranense, para a primeira sessão de 2026, dedicada ao tema da União Europeia. A iniciativa contou com a presença do eurodeputado Hélder Sousa Silva, convidado a participar e a partilhar a sua experiência sobre o funcionamento das instituições europeias.
Os membros da assembleia são alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Libânio Esquível, de Mourão, entidade à qual foi dirigido um agradecimento especial pela colaboração e apoio, extensivo à direção, professores e restante comunidade educativa.
Durante a sessão, Hélder Sousa Silva abordou vários aspetos relacionados com a União Europeia, apresentando os seus símbolos e valores, os países que a compõem, bem como dados relativos à sua população e superfície. O eurodeputado explicou ainda o funcionamento das principais instituições europeias e as competências da União, destacando as oportunidades e condições que esta oferece aos cidadãos europeus, assim como alguns dos desafios que enfrenta.
No que diz respeito ao Parlamento Europeu, o eurodeputado explicou o trabalho desenvolvido pelos seus membros nas diversas áreas de intervenção, apresentou os diferentes grupos políticos representados na instituição e salientou o papel desempenhado pelos eurodeputados portugueses.
A sessão ficou também marcada pela participação ativa dos jovens deputados, que colocaram diversas questões consideradas pertinentes e desafiadoras, estabelecendo um diálogo considerado enriquecedor com o convidado.
O encontro contou ainda com a presença de autarcas do concelho de Mourão e do vizinho concelho de Reguengos de Monsaraz, bem como de um público numeroso e interessado que acompanhou os trabalhos.

