
A Iniciativa ZeroG Portugal – Astronauta por Um Dia, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, vai levar a Beja astronauta Matthias Maurer, o último europeu a regressar da Estação Espacial Internacional.
Durante 175 dias, o alemão Matthias Maurer, viveu a 400 km da Terra, viajando a uma velocidade de 28.000 km/h, em gravidade zero, chamando “casa” à Estação Espacial Internacional (ISS). Dia 15 de setembro, pelas 20h30, estará no Centro UNESCO, em Beja, para partilhar a experiência com os finalistas da iniciativa Zero G Portugal – Astronauta por Um Dia.
A conferência, aberta ao público, antecede o voo parabólico que marca o final da primeira edição da iniciativa Astronauta por Um Dia, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, em que pela primeira vez será dada a estudantes portugueses a oportunidade de experimentarem gravidade zero.
Matthias Maurer, astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) desde 2015, regressou a 6 de maio da missão Cosmic Kiss (Beijo Cósmico), assim chamada por ser “uma declaração de amor ao Espaço”, cujo um dos principais objetivos passou por encorajar crianças e jovens em relação aos temas STEM (sigla inglesa para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), em particular aos temas ligados ao Espaço.
A Cosmic Kiss foi a primeira missão de Matthias Maurer, que ao longo de seis meses realizou mais de uma centena de experiências a bordo da ISS, as quais contribuíram para importantes avanços do conhecimento humano em matérias que vão desde a saúde humana, ciência dos materiais ou biologia, contribuindo para beneficiar a vida na Terra e o futuro da exploração Espacial. Na próxima quinta-feira, Matthias irá falar não só do seu trabalho desenvolvido na Estação espacial Internacional, mas também como é a vida de um astronauta no Espaço, vivendo permanentemente em gravidade zero.
A iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia da Agência Espacial Portuguesa tem o apoio da Ciência Viva, contando ainda com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, da Câmara Municipal de Beja, da Faculdade de Ciências da Educação Psicologia da Universidade do Porto, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e do Programa Mentes Empreendedoras. Foi também atribuída a este projeto o selo da Temporada Cruzada Portugal-França 2022.

