Os meios de combate a incêndios florestais já estão no terreno. Já estão no terreno mais de 11200 operacionais e 34 meios aéreos para garantir a eficácia na resposta do país no combate aos incêndios.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) já está no terreno e vai manter-e até 31 de maio, no nível designado como “Bravo”.
Em Moura, já está instalado no Centro de Meios Aéreos de Moura (CMA), o helicóptero afeto ao combate inicial a incêndios rurais, um meio tripulado pela Unidade Especial de Protecção e Socorro da Guarda Nacional Republicana.
O Helicóptero que já se encontra na Base Permanente da Força Especial de Protecção Civil, na Barragem de Alqueva, tem como principal missão o combate a inc~endios mas pode, caso haja essa necessidade, ser utilizado para outras missões de socorro.
Recorde-se que, tal como foi anunciado pela Autoridade nacional de Emergência e Proteção Civil, nesta fase, o Dispositivo foi reforçado a nível nacional com mais 893 operacionais e mantém o mesmo número de meios aéreos.
Os meios de combate a incêndios voltarão a ser reforçados, em todo o País, a 01 de junho.
Foto: Câmara de Moura