5.8 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 23, 2025

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Basílica Real em Castro Verde registou maior número de visitantes dos últimos 22 anos

A paróquia de Castro Verde , em comunicado, deu conta que no ano de 2024, visitaram a Basílica Real de Castro Verde 7082 pessoas, recorde único na história deste vetusto templo que, desde 2002, faz as estatísticas das entradas dos visitantes na Igreja e também no museu criado em 2003 com o nome Tesouro da Basílica Real.

Encerrada por motivos das obras de restauro do magnífico tecto em Julho de 2021 até Março de 2023, o ano 2024 despertou a curiosidade dos transeuntes, tornando-se paragem obrigatória. Números de visitantes aproximados ao do ano passado registaram-se em 2007 e 2018, 6056 e 6199 respectivamente.

Recorde-se que, desde 2019, tem-se feito muito para dignificar Basílica Real através de obras de elevada envergadura fruto de uma exemplar união de esforços e colaboração da Paróquia com a Câmara Municipal de Castro Verde e a União de Freguesias de Castro Verde e Casével e também do mecenato da empresa mineira Somincor e de outros benfeitores.

Para além de ter sido declarada monumento nacional em 2023, foi neste ano de 2025, por ocasião do Jubileu da Igreja Católica, elevada também a Igreja jubilar da Diocese de Beja, até ao dia 28 de Dezembro. Para assinalar esta efeméride a Paróquia de Castro Verde publicou dois panfletos: um histórico-artístico da Basílica, e outro que é uma proposta de peregrinação jubilar individual ou em grupo, ambos gratuitamente disponíveis à entrada da igreja.

A Paróquia de Castro Verde espera pois que neste ano de 2025 o número de visitantes e peregrinos continue a aumentar, tornado-se assim ainda mais conhecida esta importante igreja – única em todo o seu esplendor e imponência – no Distrito e Diocese de Beja.

Populares