Os Municípios de Borba, Estremoz, Redondo, Vila Viçosa e Alandroal , erguem este sábado os copos num brinde conjunto à cidade do Vinho 2025, projeto que arranca oficialmente este sábado.
Durante o ano, os cinco municípios alentejanos vão desenvolver um conjunto de iniciativas no âmbito do projeto “Vinhos da Serra d’Ossa – Identidade e Futuro – Marcas que deixam História!”.
A gala de abertura está marcada para este sábado, 8 de fevereiro, a partir das 20 horas, no pavilhão de eventos de Borba, cidade que liderou a candidatura conjunta ao título que acabaria por ser o vencedor. Do programa faz parte a vertente musical mas também a exibição de filmes promocionais , degustação de vinhos e petiscos e a apresentação do projeto “Borba Tex”, direcionado para o aproveitamento de resíduos da vinicultura.
Recorde-se que os Municípios alentejanos ganharam o título o “Cidade do Vinho 2025”, após a apresentação da candidatura vencedora à AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, em abril de 2024.
O projeto visa contribuir para valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns da cultura da vinha e do vinho, e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia, património, e outras, de forma que possam proporcionar um melhor conhecimento do território, da história de todos, vinhos do Alentejo, em especial da “Serra d’Ossa”.
Com este título e o desenvolvimento das atividades programadas para este ano, os cinco municípios apostam acima de tudo na valorização do território vinhateiro, o desenvolvimento económico, social e cultural, o aprofundamento da cooperação e o reforço do posicionamento geoestratégico da região.
Foto:@MunicípiodeEstremoz