22.1 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 28, 2025

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Borba: Governo aprova ampliação da área classificada do Terreiro da Batalha de Montes Claros

O Governo aprovou no passado dia 6 de fevereiro, em reunião de Conselho de Ministros , um Decreto-Lei que amplia a área classificada como monumento nacional do Terreiro da Batalha de Montes Claros, em Borba.

De acordo com a informação governamental trata-se de “uma nova delimitação que inclui a paisagem já anteriormente identificada, com o célebre padrão comemorativo, e passa a compreender territórios cujas características condicionaram o desfecho da batalha de 17 de junho de 1665 que ditou o fim da Guerra da Restauração”.

Recorde-se que a batalha dos Montes Claros, em 17 de junho de 1665, é a última de um conjunto de batalhas de grandes proporções, tidas como essenciais para garantir a independência de Portugal durante a guerra da restauração.

Nesta batalha , que teve lugar entre Estremoz e Vila Viçosa, o exército português alinhou cerca de 20 mil homens, enquanto os castelhanos avançaram com mais de 25 mil.Os portugueses perderam cerca de 700 homens nesta luta, mas os castelhanos viram as suas froças reduzidas em mais de dez mil homens, entre mortos, feridos e prisioneiros.

A Batalha de Montes Claros foi então considerada como um golpe decisivo para o reconhecimento da independência portuguesa em 1668.

Populares