Nos últimos dias, vários indivíduos, que se fazem passar por compradores de ouro, têm burlado pessoas em Vila Viçosa, na sua própria habitação.
Conforme a Campanário conseguiu apurar, junto das autoridades, já foram denunciados pelo menos dois casos em que indivíduos tocam à porta, identificando-se como especialistas na compra e venda de ouro, com o intuito de persuadir as pessoas a mostrar-lhes o ouro que têm em casa. Contudo, quando as pessoas entregam as suas joias para serem pesadas e avaliadas, os mesmos fogem com os bens. Não existe ainda confirmação se os dois casos estão associados. Porém, podem ter ocorrido ainda mais casos, sem que tenham sido relatados às autoridades.
Ainda assim, a GNR de Vila Viçosa recomenda que os cidadãos não falem com pessoas estranhas, nem abram a porta de casa a indivíduos desconhecidos, mesmo que estes se identifiquem com qualquer tipo de certificado.
É ainda recomendada especial atenção a quem se encontre isolado ou sozinho em casa. Até ao momento não há registo de violência, sendo que os burlões usam de um elevado nível de persuasão e comunicação para levar acabo o crime. Sempre que vir alguma movimentação suspeita, ou se foi vítima de uma situação idêntica, deve comunicar às respetivas autoridades.