Data:

Partilhar

Recomendamos

Candidata á Presidência da República Ana Gomes Preocupada com o Desemprego no Alentejo

Segundo avança a DianaFM, a candidata presidencial, Ana Gomes, esteve ontem em Évora reunida com os responsáveis do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), e mostrou preocupação com o nível de desemprego apresentado no Alentejo, em específico da população com o Ensino Superior.

Em comparação, os dados de Setembro deste ano em relação aos do período hómologo de 2019, registam “um agravamento do desemprego em cerca de 19% em todo o Alentejo,” refere Ana Gomes.

“Não são só produto da pandemia, mas o Alentejo apresenta 1.600 desempregados com cursos superiores, para quem não há oportunidade de emprego e isto diz muito dos desafios nesta região de articulação, por exemplos, polos de conhecimento, como é a universidade, com o tecido empresarial”, sublinhou a candidata segundo a DianaFM.

A candidata presidencial, após a reunião no IEFP, também se reuniu com com a reitora da Universidade de Évora (UE), Ana Costa Freitas, onde foram abordadas dificuldades de mobilidade dentro da própria região.

Ana Gomes refere também os custos de habitação que os estudantes são forçados a pagar para viver dentro da cidade, havendo alojamento menos caro na períferia da cidade, só que sem rede de transportes.

“Este é o tipo de problemas que não pode ser apenas resolvido com uma municipalidade. Tem que haver uma visão integrada e foi para isso que foram criadas as CCDR [Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional] e as comunidades intermunicipais”, disse a candidata

 

(Fonte: Diana FM)

Populares