A Câmara de Évora atribuiu a classificação de projeto de Potencial Interesse Municipal (PIM) à construção de uma fábrica de carroçarias e peças em carbono para as indústrias automóvel, aeronáutica, naval e eólica. A empresa responsável pelo projeto é a Pleasant Racing, conforme a Campanário avançou.
Este projeto “vai trazer 5 milhões de euros de investimento”, pelo que “espero que possa arrancar ainda durante o próximo ano”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, em declarações à Campanário, ao falar do orçamento do município para 2019, para referir os investimentos captados pela autarquia.
O município anunciou também que a classificação do projeto e a cedência de um lote de terreno à Pleasant Racing para a construção da fábrica, na zona industrial da cidade, foram aprovadas na mais recente reunião de câmara.
De uma forma global, o projeto prevê que entre 2019 e 2023, exista um investimento na unidade industrial de cinco milhões de euros e a criação de 53 postos de trabalho com nível escolar igual ou superior ao 12.º ano de escolaridade.
É também já público que entre os promotores do projeto está o piloto português de todo-o-terreno Ricardo Leal dos Santos.
Outro investimento existente também em Évora, também na ordem dos “5 milhões de euros” e que está “já em curso”, está a ser realizado pela Kemet Electronics Portugal, S.A. e “vai até abril do próximo ano” e está “também ligada à área aeroespacial”, referiu Carlos Pinto de Sá.