Quatro tenistas portuguesas participam no quadro principal de singulares do Cartuxa Évora Ladies Open. Francisca Jorge, Matilde Jorge, Angelina Voloshchuk e Teresa Franco Dias representam Portugal numa competição integrada no circuito profissional feminino da ITF e que atribui pontos para o ranking mundial.
A prova, que decorre até domingo, 13 de setembro, no Clube de Ténis de Évora, conta com o apoio da Câmara Municipal e apresenta um quadro internacional de elevado nível, com atletas provenientes de diferentes países e continentes.
Francisca Jorge, atual 233.ª classificada do ranking WTA, é uma das principais esperanças portuguesas. A tenista estreia-se frente à australiana Gabriela da Silva Fick, 701.ª do mundo, que chegou ao quadro principal depois de ultrapassar a fase de qualificação.
A irmã, Matilde Jorge, 274.ª da hierarquia mundial, terá pela frente a francesa Margaux Rouvroy, 346.ª. Já Angelina Voloshchuk, igualmente 346.ª classificada do ranking, defronta a britânica Hannah Klugmann, atual 439.ª.
Para Teresa Franco Dias, atualmente no 1431.º lugar do ranking WTA, a estreia será particularmente exigente. A lisboeta mede forças com a belga Greet Minnen, 176.ª do mundo e jogadora que já chegou a ocupar o 59.º posto da hierarquia mundial.
Portugal conta ainda com a presença de Giulia Pereira de Aguiar, tenista luso-brasileira que possui agora nacionalidade portuguesa. A jogadora terá também uma tarefa difícil na primeira ronda, ao defrontar a canadiana Kayla Cross, primeira cabeça de série e 162.ª classificada do ranking mundial.
Entre os nomes de maior destaque presentes em Évora está a checa Linda Fruhvirtova, segunda jogadora mais cotada do torneio e atualmente 174.ª do ranking WTA. A jovem tenista inicia a competição frente à japonesa Aoi Ito, 373.ª.
O quadro principal inclui ainda jogadoras dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Dinamarca, Lituânia e Suíça, garantindo uma semana de competição internacional no Clube de Ténis de Évora.
Na competição de pares, Teresa Franco Dias e Giulia Pereira de Aguiar formam a dupla portuguesa. Na primeira ronda, as portuguesas defrontam a norte-americana Kolie Allen e a mexicana Sebastiani Leon. A dupla formada pela norte-americana Kylie Collins e pela canadiana Kayla Cross parte como principal favorita ao título.
Além da componente competitiva, a organização pretende aproximar o torneio do público. Esta terça-feira, a partir das 18:00, o Clube de Ténis de Évora recebe um Sunset com o DJ Moreno, numa iniciativa de entrada livre que pretende proporcionar um momento de convívio entre jogadores e público.
Com 40 mil dólares em prémios e a presença de atletas de vários pontos do mundo, o Cartuxa Évora Ladies Open coloca Évora no mapa do ténis profissional feminino durante esta semana. Para as representantes portuguesas, a competição constitui igualmente uma oportunidade de jogar em casa, conquistar pontos para o ranking mundial e medir forças com adversárias de elevada qualidade internacional.

