10.1 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Dezembro 5, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Castanhas a estalar na Brasa! Festa “rija” na emblemática Rua de Cambaia em Vila Viçosa

O Dia de São Martinho foi esta segunda-feira celebrado em todo o País. No Alentejo foram muitos os locais onde se reuniram pessoas à volta dos assadores para comer as tradicionais castanhas assadas.

Em Vila Viçosa, e como já vem sendo uma tradição, junto às instalações da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu, o início da noite foi de festa numa iniciativa promovida pela Junta de Freguesia.~Não faltaram castanhas assadas, água pé e a animação musical assegurada por Paulo Lopes.

Paula Queiroz, a Presidente da Junta de Freguesia, garante “é uma iniciativa para manter porque valorizamos estes momentos de convívio e este é também um miminho que damos à população.” A Autarca destacou a importância de as Juntas de Freguesia realizarem elas as suas próprias iniciativas , algo que esta junta tem assumido “no âmbito das transferências de competências ed fora delas também, como acontece anualmente com a Festa do São Martinho, entre outras”.

A lenda de São Martinho conta que “num certo dia muito frio e chuvoso, um soldado romano chamado Martinho estava a caminho da sua terra natal. Apareceu um mendigo que lhe pediu esmola e o soldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a sua capa e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes. Mais adiante, encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade. Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente e como por milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade. Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bom tempo.”

Com um São martilho 2024 soalheiro, a tradição cumpriu-se em todo o Alentejo e Vila Viçosa não foi excepção, como mostram as imagens recolhidas pela Rádio Campanário:

Populares