A Cidade do Vinho 2025 chegou ao fim este sábado, 31 de janeiro, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, com um balanço amplamente positivo por parte da organização e das entidades parceiras. O evento, que ao longo do ano promoveu o território através do vinho e da cultura, destacou-se como um motor de dinamização turística para o Alentejo.
José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT), sublinhou o sucesso do programa e a sua coerência com a estratégia regional para o turismo, destacando que “a ERT procurou divulgar e promover este evento”, num modelo que é a essência daquilo que o responsável defende para o Turismo do Alentejo, “agregando vinho, turismo, cultura, sustentabilidade, vitivinicultura e ambiente, valorizando muito este território”.
“Sem dúvida que eventos desta natureza fazem o turismo aumentar no Alentejo, porque precisamos de conteúdos que captem a atenção do público nacional e internacional, e é unânime a importância do enoturismo como porta de entrada de turistas na região”, referiu, acrescentando que a Cidade do Vinho contribuiu para que o Alentejo tenha sido “a região do país que mais cresceu no turismo em 2025”.
José Santos realçou também a cooperação entre os cinco municípios envolvidos no projeto, considerando-a essencial para o futuro do território, porque “a dinâmica criada entre estes cinco municípios é forte, e esse é o objetivo: puxar o Alentejo para que ele caminhe como um todo”, revelando ainda que “o próximo ano será ainda melhor, com várias iniciativas de Norte a Sul, para tornar o Alentejo um território cada vez mais coeso e competitivo do ponto de vista turístico, e que o turismo possa contribuir para um Alentejo menos pobre, mais rico e mais competitivo”.

