A Cidade do Vinho 2025, projeto que une cinco municípios alentejanos da Serra D’Ossa arrancou oficialmente este sábado, com a gala de abertura a ter lugar na cidade de Borba.Sob o mote “Vinhos da Serra d’Ossa — Identidade e Futuro — Marcas que deixam História! , o projeto une os Municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa com o objetivo de promover o setor do vinho e , através dele, outras áreas importantes para o desenvolvimento do território.
Inácio Esperança, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, um dos cinco Municípios que integram o projeto, em declarações aos jornalistas após a gala de abertura do evento sublinhou que “o repto foi lançado pela Câmara de Borba e a câmara aderiu porque eixstem outros projetos em comum para esta micro-região.”. O Autarca calipolense evidencia que “sozinhos ou cada um por si são muitas as limitações existentes, logo em conjunto há a possibilidade de ganhar escala e dimensão .”
O Edil explica ainda, a propósito da permanência do setor vitivinícola no concelho , que a história de Vila Viçosa tem mais de 800 anos e que dela faz parte “uma enorme tradição de vinhos”realçando ainda que “os Duques construíram os primeiros lagares em mármore para vinificar , hoje construídos numa zona que é concelho de Estremoz.”
O Presidente do município sublinha também que “Vila Viçosa estava efetivamente rodeada de vinhas” recordando que “existiam muitas adegas na Vila, onde se fazia o vinho da talha , o vinho que à data se consumia”. Nos dias de hoje, refere “Vila Viçosa continua a ter muita produção de uva”.
Inácio Esperança conclui que “a Cidade do Vinho traz uma boa montra para mostrar, não só o vinho e a vinha, mas também o património e aí é inegável o contributo de Vila viçosa para este projeto.”
Recorde-se que a Cidade do Vinho conta com vários parceiros, entre eles adegas e produtores, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Comissão Vitivinícola da Região Alentejana , a Associação de Técnicos Viticultores do Alentejo e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
O programa da Cidade do Vinho 2025 decorre durante todo o ano e dá lugar à realização de várias atividades, entre elas, provas de vinhos, conversas, exposições, espetáculos de fado e cante alentejano, jantares vínicos, passeios pedestres e visitas, festivais gastronómicos e feiras e certames, entre outras.