Realizou-se esta terça-feira, dia 21 de abril, no Palácio D. Manuel, a reunião do Conselho Intermunicipal da CIMAC, onde foram aprovados os Documentos Previsionais para 2026-2030 e o Relatório e Contas de 2025.
Os Documentos Previsionais assumem particular relevância, estabelecendo a estratégia de desenvolvimento para o Alentejo Central, assente no rigor, na sustentabilidade financeira e na continuidade de investimentos estruturantes, com um orçamento global para 2026 na ordem dos 16 milhões de euros. Este instrumento enquadra-se num contexto económico exigente, evidenciando a necessidade de uma gestão cuidada e eficiente dos recursos. Já o Relatório e Contas de 2025 reflete o trabalho desenvolvido ao longo do último ano, reforçando o compromisso com a transparência, a boa gestão e a cooperação entre municípios.
Na reunião foi também apresentado o Plano Estratégico Évora_27, pela Associação Évora 2027, que estrutura a visão e as principais linhas de atuação para a Capital Europeia da Cultura. Este plano, que se assume como um instrumento central para afirmar Évora e o Alentejo no panorama cultural europeu, tem uma participação ativa da CIMAC.
Foi ainda apresentado o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR’26), pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, reforçando a importância da prevenção e da capacidade de resposta no território.
Foi igualmente dado destaque ao arranque dos trabalhos de elaboração dos Planos Municipais de Ação Climática (PMAC). Este projeto intermunicipal visa definir estratégias concretas para a mitigação e adaptação às alterações climáticas, promovendo a neutralidade carbónica, a eficiência energética e a resiliência climática, através de um trabalho colaborativo que integra diagnóstico, definição de medidas e implementação de ações alinhadas com os objetivos nacionais e europeus de sustentabilidade.

