Está oficialmente inaugurada a Cidade do Vinho 2025! A gala de abertura realizou-se na noite deste sábado, 8 de fevereiro, em Borba, com a presença de inúmeras entidades oficiais , produtores de vinho e personalidades ligadas ao setor do vinho.
“Vinhos da Serra d’Ossa – Identidade e Futuro – Marcas que deixam História!” dá o mote para o que vai ser um ano intenso em cinco municípios alentejanos: Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa.
Um projeto comum que uniu estes cincos municípios da região da Serra d’Ossa com um objetivo comum: reforçar e consolidar o território, a produção de vinho no Alentejo, em especial, no território da Serra d’Ossa, servindo ainda de alavanca para os restantes setores com potencial de desenvolvimento na Região.
A noite ficou marcada pela exibição de filmes promocionais e degustação de vinhos e petiscos e também pela animação musical com a atuação da Banda filarmónica de Borba, o Grupo de Cante “Os Garridos”, Grupo de Cantadores de Saias da Orada e a Fadista Rute Sousa.
Nesta gala foi ainda apresentado o projeto “Borba Tex”, através do qual se pretende transformar resíduos da vinicultura, como mosto e parras, numa espécie de “couro vegan”, uma parceria estabelecida entre a Universidade Lusófona e a Câmara de Borba.
Recorde-se que , além dos cinco municípios, a Cidade do Vinho conta com vários parceiros, entre eles adegas e produtores, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Comissão Vitivinícola da Região Alentejana , a Associação de Técnicos Viticultores do Alentejo e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
O programa da Cidade do Vinho 2025 decorre durante todo o ano e dá lugar à realização de várias atividades, entre elas, provas de vinhos, conversas, exposições, espetáculos de fado e cante alentejano, jantares vínicos, passeios pedestres e visitas, festivais gastronómicos e feiras e certames, entre outras.
Veja as imagens da gala de abertura do evento:
















































































































