32.6 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Comemorar o Dia Mundial da Poesia junto ao busto de Florbela Espanca e com os nossos alunos a recitarem poemas dela enche-nos de orgulho” diz Noémia Serrano (c/som)

Celebra-se hoje, dia 21 de março, o Dia Mundial da Poesia e, para celebrar este dia, o Município de Vila Viçosa, em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa e com o Grupo Amigos de Vila Viçosa, realizaram esta manhã, uma homenagem a Florbela Espanca, poetisa calipolense, junto ao seu busto, na Avenida Bento de Jesus Caraça.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com a representante do Grupo Amigos de Vila Viçosa que nos falou sobre esta homenagem feita à poetisa Florbela Espanca.

Questionada sobre o valor que esta homenagem tem para o grupo, Noémia Serrano começou por nos dizer que “o Grupo Amigos de Vila Viçosa tem um carinho muito especial por Florbela Espanca. Tem o segundo maior espólio a nível do país aqui na nossa posse, este espólio tem dado origem a muitas teses de mestrado, a muitas teses de doutoramento e é realmente um espólio muito valioso, e tem inclusivamente o diário da última fase da vida de Florbela. Comemorar o Dia Mundial da Poesia junto ao seu busto e com os nossos alunos a recitarem poemas dela enche-nos de orgulho e ao mesmo tempo de satisfação por mostrar que a poesia é transversal à vida”.

“É muito importante relacionar os alunos com o nome da nossa poetisa e é importante celebrar este dia à volta de Florbela espanca e contar um pouco como ela se tornou uma poetisa internacional, porque é estudada inclusivamente em Oxford, o que mostra o valor dos poemas dela”, acrescentou.

A representante do Grupo Amigos de Vila Viçosa falou ainda sobre a importância destas iniciativas e finalizou dizendo que “é muito importante essa ligação e nós hoje, em colaboração com a Câmara, vamos inaugurar também uma exposição sobre Florbela Espanca. São os muitos olhares de como ela é vista, os quadros estão no Solar dos Mascarenhas, vamos levar lá também alguns alunos e, temos lá também uma surpresa que é a tentativa de reprodução das fotografias mais icónicas da poetisa com os nossos alunos, e penso que é realmente uma iniciativa extraordinária”.

Populares