A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada ao projeto de construção de uma ponte internacional sobre o rio Sever, ponte que vai ligar o concelho de Nisa e Cedillo, em Espanha.
A aprovação por parte da Agência Portuguesa do Ambiente deixou o Município de Nisa satisfeito. Na página oficial da Autarquia, a Câmara Municipal destacou que com a atribuição deste parecer a Autarquia “supera mais uma etapa crucial para a Construção da Nova Ponte Internacional”.
Com a emissão da referida declaração , o Município sublinha que pode agora lançar, até final do presente mês de fevereiro, a empreitada para a Construção da Ponte Internacional sobre o Rio Sever.”
A APA indicou a este propósito que, “ponderados os impactes negativos identificados, na generalidade suscetíveis de minimização, e os impactes positivos perspetivados”, foi decidido emitir decisão favorável, condicionada ao cumprimento de diversas medidas.
Recorde-se que a Ponte Internacional sobre o Rio Sever, projeto financiado pelo PRR num investimento superior a 11,9 milhões de euros, criará uma ligação transfronteiriça entre Montalvão, no concelho de Nisa, a Cedillo (Extremadura espanhola), tendo ainda em conta a requalificação da Estrada Municipal (EM) 1139, em cerca de nove quilómetros.
Com cerca de 160 metros de comprimento, a obra de arte comportará um tabuleiro de 11,5 metros de largura, composto por duas faixas de rodagem de 3,5 metros cada, assim como bermas e passeios, com dois arcos gémeos de betão apoiados em maciços de fundação, que evitam assim a colocação de pilares no leito regular do Rio Sever.