4.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Dezembro 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Crato: Município assina protocolo para dinamizar a região a 10 anos

Segundo o comunicado enviado à Rádio Campanário por parte da Câmara Municipal do Crato, esta assina amanhã, dia 7 de julho, a prorrogação do contrato de comodato por mais 10 anos do espaço da Barragem das Nascentes para a dinamização cultural, recreativa e pedagógica.

 

A a albufeira da barragem tem sido palco do evento anual internacional de música e ecologia “Waking Life”, que leva ao Crato todos os anos dezenas de visitantes. Agora, a Terra Sua, associada da “Waking Life”, irá pôr em prática ações de aproveitamento e requalificação da zona envolvente, sempre tendo em conta a preservação do meio ambiente.

 

O objetivo é materializar o projeto de requalificação paisagística, urbanística e ambiental da Barragem das Nascentes criando oportunidades de fruição do local pela população e por parte de visitantes e turistas, através da criação de espaços de lazer com apoios adequados, criação de sinalética, de depósitos de resíduos, de circuitos pedonais e postos de observação ornitológica. Estão previstas ações de sensibilização ambiental junto da população, sobretudo escolar e outras atividades para dinamização do espaço.

 

O Município pretende, com este contrato, sempre de acordo com as clausulas de salvaguarda previstas que garantam a proteção do meio ambiente, dar a oportunidade a provados de atuarem no território dentro do escopo da sua missão em alavancar o concelho do Crato como território que se afirma pela conservação e regeneração da natureza, valorização do património natural e desenvolvimento turístico sustentado.

 

“Pretende-se, nos próximos anos, dinamizar o território do Município do Crato como um destino turístico de referência e mais atrativo, capaz de estimular a economia locar e gerar desenvolvimento. Ao mesmo tempo, este projeto contempla também a educação ambiental e sustentável dos mais jovens, para que o processo de manutenção das qualidades naturais do Município se torne orgânico para as próximas gerações”, refere Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal do Crato.

 

O projeto será desenvolvido em parceria com a Universidade de Évora.

Populares