04 Dez. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Redação

A Associação de Futebol de Évora duivulgou os resultados de mais um fim de semana desportivbo.

No que diz respeito à divisão de Elite, os resultados são os seguintes:

 

Quanto aos resultados da Associação de Futebol de Évora, grupo A e B, são os seguintes:  Fonte: AFE 

 

“Sabia que.... A sua carta de condução caduca aos 50 anos? A revalidação deve ser requerida nos 6 meses anteriores à caducidade” para não ficar sujeito às inerentes penalizações ou “Sabia que.... Antes de fazer 50 anos tem de revalidar a sua carta de condução? 

As centenas de condutores identificados nos últimos anos por terem a carta caducada levaram o Ministro da Administração Interna a determinar que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) desenvolvesse uma campanha de informação sobre a necessidade de revalidar o título de condução.

Pois então se tem carta de condução há três situações que tem que verificar:

-Se tem carta de condução tirada antes de 2 de janeiro de 2013,  a primeira revalidação da carta tem de ser feita aos 50 anos;

-Condutores habilitados a partir de 2 de janeiro de 2013 terão de revalidar o título consoante "a data que consta averbada" no verso do documento. A segunda revalidação ocorre de 15 em 15 anos até que o condutor perfaça 60 anos. Em seguida, a nova validação dá-se aos 65 anos, depois aos 70 anos e, posteriormente "de dois em dois anos". 

-A terceira é para os automobilistas que tiraram a carta  a partir de 30 de julho de 2016. Estes terão de fazer a primeira validação "de 15 em 15 anos após a data da habilitação até perfazer os 60 anos"

A revalidação da carta de condução pode ser feito online no site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Fonte: IMT

Os militantes socialistas foram a votos para elegerem os  novos líderes federativos,.

No Alentejo, e de acordo com a informação avançada pelo Notícias ao Minuto, em Portalegre, Ricardo Pinheiro não se quis recandidatar e foi eleito como novo  presidente da federação ,  Luís Testa. Foi, segundo avança a mesma fonte,  eleito com 95% dos votos, e sem concorrentes.

No baixo Alentejo foi eleito Nelson Brito, com 89% dos votos.

No que diz respeito a Évora, Luís dias foi reeleito para a federação do distrito de Évora com 96% dos votos.

No total do País,  foram eleitos seis novos líderes e eeleitos 13.

Leia a notícia completa em Notícias ao minuto

 

O Dark Sky Alqueva está no 6º lugar de um top 10 de destinos mundiais para observar o cosmos, segundo avança o jornal The Travel.

A observação das estrelas está cada vez mais na moda e por isso mesmo o astroturismo tem crescido.

As pessoas procuram cada vez mais locais e maneiras diferentes para observarem adequadamente as estrelas, refere o Jornal.

A Reserva Dark Sky de Alqueva encontra-se em sexto lugar num top de 10.

Há quanto tempo não consegue desfrutar do maravilhoso espectáculo de uma noite estrelada? Nos dias que correm, entre o agitação do dia-a-dia e a poluição visual das cidades, perdeu-se o hábito de apreciar esta extraordinária obra de arte natural… Na região do Alqueva, porém, o céu estrelado merece – e ainda permite – ser observado!

Actualmente, no Alqueva, a ausência de poluição luminosa e atmosférica fez com que este espaço privilegiado de fruição do céu fosse classificado como Reserva Dark-Sky. Atestando os valores que fazem das Terras do Grande Lago Alqueva um destino turístico sustentável, esta reserva vem reforçar a autenticidade e a paz do local, sempre em harmonia com o meio ambiente.

Experimente dar um passeio nocturno, por exemplo, junto à Marina Amieira. Se possível, leve um telescópio ou uns binóculos e deleite-se com o soberbo espectáculo com que se deparará… Milhões de planetas e constelações de uma beleza inimaginável criam a mais maravilhosa tela que jamais alguém criou! Com o único barulho de fundo vindo de pequenos animais que por ali habitam, o ambiente criado é deveras pacato e sereno. Um momento especial para saborear devagar, sem pressas, guardando cada pormenor deste sublime cenário na memória…

 

Fonte: https://www.thetravel.com/where-can-stargazers-observe-the-night-sky/?fbclid=IwAR3siWOa0j5_w_AGl9PrxIeOdjxIkJ84_yPIQzpjZVJglSvd93-m8FL6ak0

 

 

 

Numa organização do Estado-Maior-General das Forças Armadas, com o apoio do Município de Vila Viçosa, decorreram este fim de semana as comemorações evocativas do Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria, patrono das forças Armadas.

Tal como a Rádio campanário já noticiou, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança foi hoje condecorado com a Medalha da Cruz de São Jorge pelo seu “elevadíssimo sentido de serviço público” em “incentivar e preservar um excelente relacionamento institucional” entre a autarquia e as Forças Armadas.

A Rádio Campanário falou com o Almirante Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas  , sobre esta condecoração.

O Almirante Silva Ribeiro começou por nos referir “o Senhor Presidente Inácio Esperança deu, desde a primeira hora , em que assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Vila Viçosa, um grande apoio às forças armadas, em todas as iniciativas que nós tivemos aqui na região” sublinhando “por toda a sua atenção, pelo seu empenho, pelo seu contributo brilhante , nós decidimos reconhecê-lo por tudo aquilo que ele fez.”

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas referiu ainda que “quando Chefes de Estado-Maior General das Forças Armadas dos Países Amigos visitam Portugal, nos programas culturais, eu trago-os sempre a Vila Viçosa e temos beneficiado muito do apoio do Senhor Presidente da Câmara e da atenção que ele tem para estas questões de natureza militar.”

O Almirante Silva Ribeiro realça “ a instituição militar não fez mais do que o seu dever, que foi reconhecer todo o apoio que tem recebido desde que ele é Presidente da Câmara.”

O Governo decidiu atualizar as tabelas de preço para as unidades integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), com efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2022.

A informação foi avançada este domingo, pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Segurança Social, em conjunto com o Ministério das Finanças, que dá conta que estas unidades vão assim receber um “reforço extraordinário do financiamento por parte do Estado” este ano.

Garantido está também o facto das tabelas ficarem já atualizadas para o próximo ano.

 sendo que as tabelas ficam também já atualizadas para o próximo ano.

A medida é tomada considerando o reconhecimento que o governo faz do impacto do aumento de custos nas instituições e tendo como objetivo contribuir para a sustentabilidade do setor”.

Um adas medidas passa por alargar o suplemento de 25 euros na diária de internamento .

Lei a anotícia completa em ECO

Gostava de fazer um passeio de balão de ar quente de forma gratuita? então esta informação é para si!

Integrado no FIBAQ- Festival internacional de Balões de Ar Quente dia 8 de Novembro será o dia indicado.

Neste dia vão ser efetuados dois voos livres, o primeiro voo das 07h00 em Vila Viçosa e o da tarde às 14h30 em Borba.

O acesso aos voos livres será mediante aquisição de pulseira solidária, brevemente disponível em https://publibalao.com/eventos/fibaq-2022/, cuja receita reverte a favor dos  Bombeiros voluntários das localidades aderentes, a Coração Delta e usufruir de um passeio

 

 

 

Os Bombeiros candidatos a integrar a Equipa de Intervenção Permanente (EIP) da Associação Humanitária dos BV Mora, iniciaram as provas de condição física, dando assim continuidade ao protocolo entre o Município de Mora e os BV Mora.

A informação é avançada pelo Município de Mora, na sua página oficial, onde pode ler-se igualmente  que a acompanhar as provas estiveram presentes, a Comandante Operacional Distrital de Évora (Maria João Rosado), o Comandante dos BV Mora (Luís Caramujo), o Vereador da Proteção Civil (Eng.º Hugo Carreiras) e o Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil (João Godinho).

As EIP são equipas formadas por cinco bombeiros profissionais, que se destinam ao cumprimento de missões no âmbito da Proteção Civil. Os Bombeiros que integram estas equipas são caracterizados pela elevada especialização, com competências em valências diferenciadas para atuarem em diferentes cenários.

Para o Concelho de Mora, a existência de uma EIP colmata uma necessidade identificada por parte do Comando e Direção dos Bombeiros: a prontidão na capacidade de resposta urgente em dias de semana.

Fonte/Foto: Município de Mora

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31