O Piloto Alentejano António Maio sagrou-se vencedor do Raide TT de Góis 2023.
O Piloto de Rio de Moinhos, Borba, partilhou a sua conquista numa publicação efetuada nas suas redes sociais.
Maio referiu "Foi pura diversão do início ao fim desta prova onde aproveitámos a exigencia das pistas para treinar e onde duas saídas de pista me obrigaram a relembrar os velhos tempos do CN de Enduro "
Para o Piloto, este foi "um fim de semana muito produtivo onde a evolução a cada quilómetro foi notória graças ao trabalho de toda a equipa e patrocinadores!"
No final, refere " tive a melhor surpresa, a minha família à minha espera."
recorde-se que tal como a Rádio Campanário noticiou, O Piloto de Rio de Moinhos, tem para esta temporada de 2023 como objetivo principal uma preparação intensiva para o próximo Rali Dakar mas partiu para este raide decidido a lutar pela vitória e conseguiu.
Foto: Gois Clube
https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/descanse-em-paz-unico
António Costa enalteceu "exemplo de cidadania e humildade" do Comendador Rui Nabeiro
A última visita de Rui Nabeiro.Cortejo fúnebre começa na Novadelta.
Um homem de 54 anos foi condenado, pelo Tribunal de Beja, a quatro anos e meio de prisão efetiva por ter esfaqueado o seu enteado.
Em Tribunal e perante os Juízes, assumiu o crime mas disse tê-lo feito em legítima defesa, realçando não ter tido intençáo de matar o enteado.
Ainda assim, o Tribunal não se deu por convenciado, considerando até não ter existido qualquer arrependimento manifestado no julgamento.
O arguido, já condenado anteriormente por outros crimes de mais tratos â vítima, vai mesmo cumprir pena de prisão de forma efetiva.
Leia a notícia completa em Jornal de Notícias
O Triatleta Eborense Filipe Azevedo voltou a distinguir-se numa prova de Triatlo.
O Atleta Alentejano, de acordo com a informação divulgada, sagrou-se este fim de semana, em Porto Santo (ilha da Madeira), Tetracampeão Nacional de Triatlo de Média Distância.
O Eborense Filipe Azevedo “veste a camisola” da equipa de triatlo do Estoril Praia.
No ano de 2022, o Atleta sagrou-se também campeão nacional em triatlo de média distância em Peso da Régua.
Foto: Évora Desporto
Ocorreu ao início desta noite, na Estrada Municipal 1198, junto ao Monte Ferro do Negro, em Almodôvar, o despiste de um motociclo.
De acordo com a informaçáo confirmada à Rádio Campanário pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteçáo Civil do Baixo Alentejo o alerta para a ocorrência foi dado perto das 20h.
Deste acidente resultou um ferido grave, uma pessoa do sexo masculino, cuja idade não foi poss~ivel apurar.Segundo adiantou a mesma fonte, no local estão os Bombeiros de Almodôvar, a GNR, a SIV de Castro Verde e o Helicóptero do Inem num total de 14 operacionais, apoiados por 4 viaturas.
Segundo a Proteçáo Civil, o homem será helitransportado para o Hospital de Faro.
Falar de Redondo significa falar de vinho, de tascas, de tabernas, de petiscos e de cantigas.
Decorreu na tarde deste sábado mais uma iniciativa associaada ao evento Wineland- marca criada pelo Município Redondense para a promoção e divulgação do setor dos vinhos.
A iniciativa, designada como “A Taberna: Tascas, Castas e cantigas” contou com forte participação e fez um périplo por algumas das tascas/tabernas, já de portas encerradas, para reviver outros tempo e relembrar as histórias destes locais.
Não faltou a boa disposição e a nimação musical garantida pelo Grupo de Cnatadores de Redondo.
Um dos locais que fez parte deste roteiro chama-se Mercearia/Taberna Fim do Mundo.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com Francisco oliveira, responsável pela casa de Sabicos e que não existou nem por um segundo aderir a esta iniciativa do Município de Redondo e que nos contou a sua história.
Francisco Oliveira começou por nos referir a importância destes eventos para que não se percam no tempo as tradições de antigamente, referindo “este tipo de iniciativas era algo que falatava ao Redondo e ainda bem que os Presidentes da Câmara e da junta tiveram esta iniciativa.”
Francisco Oliveira acrescenta ainda “é algo marcante para esta região e abrir estas tabernas, com forte tradição em redondo, e juntamente com os vinhos sabicos que têm já uma história de mais de 150 anos, cada vez mais uma marca na região, é sem dúvida uma nota muito importante para o concelho e para o Alentejo.”
“O facto de esta casa estar cheia dá-nos a nós uma motivação e uma vivacidade que a região precisa” realça ainda.
A mercearia/taberna Fim do Mundo, diz a sua história e conta-nos Francisco Oliveira “ era assim designada porque as existentes eram mais concentradas no centro e esta ficava mais numa ponta e como tal era assim chamada mas era aqui que toda a gente vinha parar no fim do dia ou nas horas do dia em que havia possibilidade disso.”
“A sua estrutura faz do espaço um espaço muito fresco, talvez por isso fosse tão procurada” conta ainda Francisco Oliveira.
O espaço que ontem voltou a abrir portas foi em tempo o local escolhido por muitos para passar os serões, beber os seus copinhos e ouvir o Cante Alentejano.
Para Francisco Oliveira “a Vila de Redondo é linda e aqui as pessoas respiram tradição , existindo a preocupação dos mais novos por a manterem viva” objetivo partilhado também com a Casa Sabicos, situada em Montoito.
A origem dos Vinhos Alentejanos da Casa de Sabicos remonta à segunda metade do séc. XIX, pela mão da matriarca Avó Sabica. Viúva, quando o mais novo dos oito filhos tinha apenas dois anos de idade, a Avó Sabica viu-se obrigada a liderar a exploração agrícola, que chegou a cobrir cerca de 12 mil hectares.
A sua decisão de introduzir na exploração o cultivo da vinha e a produção do vinho como normais actividades agrícolas, seria seguida não só pelos filhos mas também pelas gerações seguintes. Traduziu-se num marco histórico da Família, inspirando nos seus descendentes o gosto pela produção de uva e vinhos alentejanos de qualidade.
Ferreira do Alentejo volta a receber o festival Giacometti, um autêntico reboliço criativo no Alentejo.
A informação foi avançada pelo Município de Ferreira do Alentejo que adiantou ainda as datas para o evento.
A edição 2023 do Festival Giacometti tem as seguintes datas: 1, 2, 3 e 4 de Junho
Este festival, tal como descrito na sua página oficial, "cuidamos raízes e lançamos rebentos, acarinhamos idosos e destacamos os novos, valorizamos o património material e imaterial, e, abraçamos o intercâmbio de experiências e saberes entre população local e gentes de todas as proveniências. Nesta planície vasta, no extremo ocidente europeu, somos o que somos, solenes e destemidos."
O Festival Giacometti tem uma programação diversa nas áreas da música, arte, antropologia, cinema, dança e gastronomia, com um cartaz nacional e internacional de várias expressões contemporâneas.
Este Festival já foi distinguido, em 2019, com o título Evento Premium atribuído pela Turismo de Portugal.
O Festival Giacometti tem entrada livre.
Tal como a Rádio Campanário noticiou, o Comendador Rui Nabeiro faleceu este domingos, aos 91 anos de idade.
Em nota de imprensa enviada à nossa redação, a família Nabeiro informou que as cerimónias fúnebres do Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro terão início amanhã, segunda-feira dia 20 de março, em Campo Maior.
O velório terá lugar a partir das 12h00 na Igreja Matriz de Campo Maior.
A missa de corpo presente será realizada dia 21 de março, terça-feira, pelas 12h00, na Igreja Matriz de Campo Maior seguindo-se o cortejo fúnebre em direcção ao Cemitério Municipal de Campo Maior.
21 Mar. 2023 Regional
21 Mar. 2023 Regional
21 Mar. 2023 Regional
21 Mar. 2023 Regional