09 Dez. 2022
Augusta Serrano;
Fadistices
20:00-21:00

Ana Rocha

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para este fim de semana a continuação de precipitação.

De acordo com a informação avançada à Rádio Campanário pela meteorologista Maria João Frada "o dia de sábado inicia-se com alguma nebelusidade , eventualmente com um ou outro aguaceiro disperso que pode ocorrer."

A partir do meio da tarde as previsões apontam para "um aumento de nebelusidade e ocorrência de chuva fraca em todo o país, no entanto durante a noite de sábado para domingo, a chuva poderá "aumentar de intensidade, será persistente e poderá tornar-se forte  nos distritos de Évora, Beja e Portalegre."

As temperaturas mínimas e máximas "baixam amanhã, na ordem dos 2 a 4 graus, mas no domingo registar-se-á uma ligeira subida" com as máximas no Alentejo a registarem valores entre os 17 e os 19 graus e as mínimas entre os 7 a 9 graus.

Certo é que a próxima semana vai continuar "molhada" pois segundo as previsões "a precipitação será uma constante" ao longo de toda a semana.

 

 

 

 

Na Revista de Imprensa desta sexta-feira, dia 09 de dezembro, contámos com o comentário do Eurodeputado José Gusmão do Bloco de Esquerda.

Os temas abordados no dia de hoje foram: Perto de 1500 jovens vivem à guarda do estado há mais de seis anos - permanência de jovens em risco aumentou e a Lei da Eutanásia que hoje foi votada na Assembleia da República.

votação.No que diz respeito ao primeiro tema, o Eurodeputado do BE referiu “estes números são resultado de problemas muito diferentes, provenientes muitas vezes de problemas de violência doméstica na família, de pobreza ou de alcoolismo, entre outros.” Para o nosso comentador esta é uma área em que é preciso intervir sublinhando que o deve ser feito “a dois níveis”, nomeadamente “na capacidade de encontrar famílias de acolhimento para estes jovens e combater os factores que estão na origem destes jovens irem para lares de acolhimento.”

Sobre estes factores, José Gusmão sublinha que “ estes estão ligados coma crise social e com outro tipo de problemas com os quais não temos conseguido lidar da melhor maneira, como é o caso da Violência Doméstica”.

Relativamente ao segundo tema, a Lei da Eutanásia que hoje foi a votos , pela terceira vez, foi aprovada com votos da maioria da bancada do PS, IL, BE, e deputados únicos do PAN e Livre e ainda seis parlamentares do PSD, o Eurodeputado José Gusmão salientou “este é um dossier que já se prolonga há algum tempo.”

José Gusmão diz que tem havido “sucessivas manobras dilatórias por parte da direita e do Presidente da República são uma falta de respeito pela dignidade das pessoas que há muitos anos esperam por esta solução.” O nosso comentador vai mais longe e diz “é preciso que se compreenda que, ao contrário das mentiras que têm sido espalhadas , nomeadamente pela extrema direita, a proposta que está em cima da mesa garante que todo o processo é fortemente acompanhado no sentido de que haja uma decisão lúcida e consciente da pessoa.”

Ainda sobre esta matéria, o Eurodeputado do BE lamenta profundamente “o comportamento do PSD, que nesta como noutras matérias, tornou-se um anexo do Chega e do seu discurso e também da sua estratégia terrorista de mentira sistemática.”

Para José Gusmão “sendo esta uma matéria que diz respeito ao sofrimento agudo em que se encontram algumas pessoas na fase final da sua vida, quando não há perspetiva de cura, o que se espera é que o PR respeite aquela que é a vontade da maioria dos Portugueses e que possamos criar uma legislação que respeito o direito das pessoas a decidir sobre a sua vida.”

O  Auditório do Centro Cultural de Redondo recebe amanhã, pelas 18h30, um Concerto de Natal promovido pela Cãmara Municipal de Redondo.

O concerto está marcado para as 18h30

Duo Lírico é composto pelo Tenor Carlos Guilherme e Soprano Filipa Lopes. O mais famoso tenor português da actualidade conhecido como o Eterno Tenor: Carlos Guilherme e a soprano Filipa Lopes interpretam temas de cariz religioso, apresentando alguns dos trechos clássicos mais conhecidos do grande público. Juntos enquanto dueto lírico há mais de 10 anos, este duo tem apresentado concertos de grande sucesso em dezenas de pontos do país. 

 

A ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, esteve esta manhã em Elvas, assinalando o Dia Internacional Contra a Corrupção, que decorreu na Escola Secundária D. Sancho II em Elvas (Portalegre).

A Governante destacou  que Portugal deve melhorar o seu desempenho no combate ao "flagelo" da corrupção, sublinhando a importância da missão do Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC).

De acordo com a informação avançada pela RTP, a Ministra adiantou, em declarações aos jornalistas que "Podemos dizer que devemos melhorar [o combate à corrupção], e é isso que estamos todos a fazer com este mecanismo anticorrupção, que tem poderes reforçados". A responsável pela Pasta da Justiça reforçoui ainda o trabalho feito nos últimos 14 anos adiantando que o trabalho desenvolvido pelo MENAC vai permitir combater este flagelo.

Ainda assim, Catarina Sarmento e Castro considera que a corrupção deve ser também combatida pela sociedade.

Leia a notícia completa em RTP

Foto: Governo 

O custo mensal médio de um cabaz básico de consumo alimentar para um adulto aumentou 21 por cento entre outubro de 2021 e o mesmo mês do presente ano. Os dados são do Banco de Portugal, que revela que este aumento foi calculado com base nos preços praticados pelos retalhistas alimentares a operar no país, através de uma análise às suas plataformas online.

De acordo com o Banco de Portugal, o custo mensal dos cabazes compostos pelas variedades dos produtos com preços mais altos e mais baixos cresceu 17 e 26 por cento, respetivamente. Ainda assim, a instituição ressalva que o custo destes cabazes é muito diferenciado. “O valor dos cabazes mais caros é cerca de duas vezes e meia superior ao valor dos cabazes compostos por variedades mais baratas”, pode ler-se na nota.

Os cereais e a carne registaram aumentos médios elevados, com alguns produtos a registar subidas acima dos 20%. Já os laticínios e vegetais registaram aumentos menores no período em análise, mas ainda assim acima dos 10%.

O Comando Territorial de Beja, através do Destacamento Territorial de Almodôvar, no dia 7 de dezembro, apreendeu armas e constituiu arguidos dois homens e duas mulheres com idades compreendidas entre os 17 e os 38 anos, em Beja e Castro Verde.

No âmbito de uma investigação pelo crime de furto, que decorreu durante quatro meses, os militares da Guarda deram cumprimento a dois mandados de busca domiciliária, que culminaram na apreensão do seguinte material:

  • Uma caçadeira;
  • Uma arma branca;
  • Uma soqueira.
  • Uma réplica de arma.

Os quatro suspeitos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Almodôvar.

A ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) de Beja.

 

 

O Comando Territorial de Beja, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Almodôvar, ontem, dia 8 de dezembro, deteve um homem de 42 anos e uma mulher de 45 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Castro Verde.

No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda abordaram os indivíduos que evidenciaram um comportamento suspeito ao aperceberem-se da presença da Guarda. Ao verificarem que o homem e a mulher mantinham algum nervosismo e após diligências policiais foi apurar que estavam na posse de produto estupefaciente, nomeadamente heroína. Da ação resultou a apreensão de 29 doses de heroína e material usado na preparação do produto estupefaciente.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Almodôvar.

Esta ação contou com o reforço de militares do Posto Territorial de Castro Verde.

 

A  ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica realizou recentemente uma operação de fiscalização no concelho de Elvas

De acordo com a informação avançada , foi instaurado  1 processo de contraordenação por falta de autorização para a exploração de modalidades afins de jogos de fortuna ou azar. Noâmbito desta acção foram ainda apreendidas 2 máquinas dispensadoras de cápsulas no valor estimado de € 1.500,00 e de € 6,00 em numerário, num estabelecimento de bebidas.

A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31