Ana Rocha

 

Os incêndios das últimas semanas não dão tréguas aos Bombeiros Portugueses.

Depois do incêndio de grandes dimensões que lavrou na Serra da estrela durante mais de 11 dias, há agora um outro incêndio que está a gerar preocupações.

falamos do incêndio que lavra em Ourém e que se propaga a grande velocidade está agora no centro das preocupações.

Segundo a Rádio Campanário apurou junto do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora, no apoio a este incêndio estão 28 Bombeiros do alentejo.

Estes operacionais integram duas Brigadas. uma do distrito de Évora e outra do Distrito de Portalegre, cada uma composta por 14 elementos e 4 viaturas.

Segundo a mesma fonte, integram a GRIF de Évora, Bombeiros das corporações de Mora, Arraiolos e Montemor-o-Novo. No que diz respeito à GRIF de Portalegre, integram a mesma operacionais das corporações de Nisa, Portalegre, Avis e Gavião.

Recorde-se que os operacionais vão sendo rendidos por elementos de outras corporações pertencentes a concelhos destes distritos(Évora e Portalegre).

Foto: Bibliotecas Clara de Resende

 

Deflagrou já esta tarde, no concelho de Aljustrel, junto ao Monte da MóBoa Ideia, em São João de Negrilhos, um incêndio de natureza agrícola.

De acordo com a informação avançada na página oficial da Proteção Civil, o alerta para a operação foi dado às 17h23.

Para o local foram mobilizados já 26 Bombeiros, apoiados por 4 viaturas e um meio aéreo.

Em atualização

 

 

 

 

No âmbito da assinatura do Auto de Transferência de Competências da Saúde, que transfere para a alçada do Município de Redondo responsabilidades ao nível das competências nos serviços de Saúde locais, foi assinado recentemente o compromisso de construção de duas novas extensão de saúde ( Montoito e Santa Susana), a substituição do sistema AVAC ( sistema de climatização) do Centro de Saúde de Redondo e o revestimento da sala de dentista.

A sessão, que decorreu no Edifício dos Paços do Concelho, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, David Galego, e dos Vereadores em permanência, Carla Figueiras e Pedro Roma e da Presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, Maria Filomena Mendes, conforma divulga o Município de Redondo nas suas redes sociais.

David Galego, Presidente da Autarquia sublinhou que o Auto de Transferência de Competências é “uma oportunidade de melhorar os serviços” e enfatizou o “esforço da ARS para nos ajudar a fazer este caminho”, que espera, que com o acompanhamento adequado, “daqui por alguns anos já possa estar a fluir em velocidade cruzeiro”.

Para Maria Filomena Mendes, este Auto representa “o princípio de um caminho em conjunto que só é possível com o trabalho “fundamental” de proximidade dos autarcas, “pois é quem nos pode mostrar a realidade das necessidades das populações”, permitindo respostas “transversais e com oportunidades iguais”.

Fonte/Foto: Município de Redondo

A Revista Mais Alentejo promove todos os anos uma gala onde premeia e promove a Região Alentejo, nas áreas do património histórico, cultural, gastronómico, natural, entre outros.

No âmbito da XX Gala Mais Alentejo, os PASSADIÇOS DA SERRA D’OSSA estão nomeados para a categoria “Mais Prazeres & Sensações”.

Esta categoria privilegia iniciativas ou produtos, cujas atividades envolvem o vasto universo do prazer.

O Município de Redondo , através da sua página oficial, já se congratulou com esta nomeação, convictos que é bastante merecida, por todo o potencial que a “nossa” Serra D’Ossa apresenta para ser explorada.

As votações estão disponíveis em: https://revistamaisalentejo.com/premios-mais-alentejo/, até às 24h do dia 4 Setembro.

O  Percurso Pedonal da Serra d’Ossa  promove a beleza natural e paisagística desta serra alentejana. Cerca de um quilómetro e 700 metros de extensão, é feito de madeira com cerca de 400 metros e 300 degraus, e situam-se entre a fauna e flora locais.

Às portas do Redondo, o percurso pedonal faz a ligação entre o centro histórico da Aldeia da Serra e a Ermida de Nossa Senhora do Monte da Virgem, passando pelo interior de um vale

Foto: Município de Redondo

 

Tal como a Rádio campanário noticou o festival Andanças começou ontem, na aldeia de Campinho, concelho de Reguengos de Monsaraz.

Um evento onde a aposta forte é a dança, a Associação Cultural PédeXumbo garante na edição deste ano mais de 120 atividades.

Pela primeira vez neste concelho, as ruas de Campinho estavam ontem repletas de festivaleiros que não querem perder pitada do Festival. Oriundos de vários países, foram muitos os jovens que encontrámos pelas Ruas de Campinho.

Mas quem pensa que os Festivais estão apenas direcionados para as camadas mais jovens, desengane-se! É que na realidade é tudo uma questão de querer e gostar.

A Rádio Campanário esteve ontem presente no arranque deste festival e encontrou em Campinho, José Freitas, de 68 anos de idade, acompanhado da sua esposa Benedita Isabel, com quem estivemos à conversa para perceber o que os motivou a virem a este festival.

Natural de Torres Vedras, José Freitas começou por nos referir que “o desafio lhe foi proposto pela mulher que o desafiou a virem ao Festival” entusiasmando-o com “ isto é uma coisa gira, com muitas atividades.”

Na decisão de aceitar o desafio proposto pesou igualmente o facto do mesmo se realizar no Alentejo e isso, refere “só por si já é um chamariz.”

José Freitas gosta de dança mas afirma que “ainda tenho muito que aprender.”

Benedita Isabel conta-nos “já tinha ouvido falar no festival e gostava de experimentar e de conviver com outras pessoas e perceber como isto é.”

Se a idade cria algum constrangimento na sua participação em Festivais deste género, responde prontamente que não pois “não há limite de idade para se fazer o que quer que seja, o importante é a pessoa querer e gostar.”

Neste dias e pelo Festival Andanças pretende aperfeiçoar-se, juntamente com o seu par, a dançar o tango.

 

O canoísta Fernando Pimenta foi terceiro, esta sexta-feira, na final da prova de K1 500 metros dos Europeus de Munique, na Alemanha.

Fernando Pimenta  completou o percurso em 1.38,803 minutos apurando-se assim em terceiro lugar e conquistando para Portugal a medalha de Bronze.

O húngaro Adam Varga conquistou a medalha de prata e a medalha de ouro foi conquistada pelo Alemão Jacob Schopf.

Esta é a quarta medalha de Portugal até ao momento.A segunda edição dos campeonatos Europeus multidesportos decorre em Munique até domingo e reúne nove modalidades. 

Fonte: RTP

O Governo declara situação de alerta em Portugal, devido ao perigo de incêndio, a partir de domingo, dia 21  e até terça-feira, dia 23,  tendo em conta a nova vaga de calor que se vai fazer sentir já a partir de amanhã. 

Para além das altas temperaturas, também se vão fazer sentir ventos que podem chegar aos 40 kms/h. 

José Luis Carneiro referiu, conforme avança o País ao Minuto, "A situação de alerta será ativada para os dias 21, 22 e 23, estando prevista uma reavaliação [da situação] na segunda-feira ao fim do dia".

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, reuniram-se esta manhã com os membros das áreas governativas da Defesa Nacional, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Saúde, do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e Alimentação, para avaliação das condições meteorológicas e do risco de incêndio.

O Ministro da Administração Interna anunciou ainda limitações especiais quanto ao uso de fogo, referindo-se a máquinas, trabalhos agrícolas e acesso aos espaços florestais.

Haverá também um reforço do patrulhamento dissuasor, com mais 25 patrulhas das Forças Armadas por todo o país, a trabalhar já a partir de hoje.

Fonte: País ao minuto

Morreu esta sexta-feira, o Ator Orlando Costa, conhecido do publico portugu~es pela interpretação do famoso papel "Zé Gato" e pela sua participação no programa "Malucos do Riso."

O Ator tinha 73 anos de idade.

A informação é avançada pela Sic Notícias, que dá conta que a informação já foi confirmada pela família do ator.

Nascido em Braga em dezembro de 1948, estreou-se no Teatro  em 1969, em 1975 passou para o cinema  e poucos anos mais tarde para o pequeno ecrã.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31