Na sequência da forte trovoada que se fez sentir durante a tarde de domingo, 24 de março de 2019, um raio atingiu uma das torres do castelo e devido ao impacto que este causou a infraestrutura encontra-se em risco de derrocada, informou o Serviço Municipal de Proteção Civil de Mourão. 

Assim, foi acionado o Serviço Municipal de Proteção Civil, GNR e Bombeiros e o perímetro de acesso ao castelo foi encerrado como medida de proteção. 
Resultado da mesma ocorrência, várias casas nas imediações do castelo encontram-se sem eletricidade, tendo sido já contactada a EDP. 

Decorreu na passada sexta feira, 22 de março as exéquias a D. Maurílio de Gouveia, Arcebispo Emérito de Évora.

Neste dia 24 de Março de 2019 D. Francisco José Senra Coelho publica na sua conta do Twitter um novo Tweet, que aqui partilhamos:

"Em meu nome pessoal e em nome da Arquidiocese de Évora, agradeço a todas as pessoas o envio de mensagens e de diversos gestos com expressões de condolências e pesar por ocasião do falecimento e das exéquias do nosso muito querido e saudoso Arcebispo Emérito, D. Maurílio Jorge Quintal de Gouveia.
Exprimo a toda a Igreja Diocesana a mais elevada gratidão pelo empenhamento, verdade e dignidade que todos puseram em cada um dos momentos das exéquias em que participou. Bendito seja Deus!
Que a dedicação com que o Sr. D. Maurílio serviu a nossa Arquidiocese, fique para sempre gravada em nós, na nossa unidade e espírito missionário."

(fotos gentilmente cedidas por Pedro Conceição)

O ciclista João Rodrigues da W52-FC Porto é o grande vencedor da 37ª Volta ao Alentejo. O algarvio soube confirmar o favoritismo na última etapa e venceu à chegada na Praça do Giraldo em Évora. 

O português de 24 tinha conquistado a camisola amarela na penúltima etapa, depois de ter feito 12.45 minutos para cumprir os 8,4 quilómetros em contrarrelógio em Castelo de Vide, naquela que foi a sua primeira vitória na carreira. 

Na última tirada, João Rodrigues conquistou a sua primeira vitória numa prova de etapas, ao terminar com menos três segundos do que Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista), vencedor em 2018, e quatro do que o espanhol Raul Alarcón (W52-FC Porto). 

Nesta última etapa de 152 quilómetros, percorrida a uma média de 42,3 km/hora, Enrique Sanz somou o terceiro triunfo na prova este ano, ao ganhar em 3:29.33 horas, com o mesmo tempo do britânico Gabriel Cullaigh (Team Wiggins) e menos um segundo do que o espanhol Mário González (Euskadi-Murias). 

A 37ª Volta ao Alentejo em Bicicleta passou, este domingo (24 de março), por Vila Viçosa, nesta que é a sexta e última etapa da edição deste ano, fazendo a ligação entre Portalegre e Évora.

A Campanário recorda que esta etapa se iniciou com a liderança de João Rodrigues, fruto da vitória no contrarrelógio da quinta etapa da Volta ao Alentejo.

A Rádio Campanário acompanhou a Volta ao Alentejo em Vila Viçosa e deixa-lhe, em baixo, algumas das imagens desta prova do ciclismo nacional.

 

No passado sábado, dia 23 de março, realizou-se o Baile de Finalistas de Vila Viçosa, no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários.

 

Foram cerca de 95 finalistas do 12º ano que festejaram este marco nas suas vidas, na presença de centenas de amigos e familiares. 

 

Em declarações à Rádio Campanário, Carlota Xarepe, presidente da Comissão de Finalistas, fala desta que descreve como “a primeira das grandes mudanças que vamos ter ao longo da nossa vida”. 

 

O Baile de Finalistas é sempre um passo importante para estes jovens, assinalando o fecho de um ciclo, e o início de uma nova fase “onde tudo depende de nós”. 

 

Não sabendo ainda se todos os participantes no baile irão terminar o ensino secundário, a representante do grupo faz votos para que “todos os colegas tenham o maior sucesso e que vençam, mas por mérito e sem ‘atropelar’ ninguém”. 

 

A festa foi animada por vários intervenientes musicais, tendo a Comissão de Finalistas procurado diversificar, animar os presentes e celebrar este dia importante para todos. 

 

 

 

“É a minha primeira vitória como profissional. É uma sensação única!” declarou em êxtase João Rodrigues (W52/FC Porto), 24 anos, o novo Camisola Amarela da 37ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, após vencer o contrarrelógio individual este sábado, em Castelo de Vide. Contra o tempo e contra o vento, o corredor azul e branco gastou 12 minutos e 45 segundos a cumprir o exigente traçado de 8,4 quilómetros deixando a três segundos o compatriota algarvio Luís Mendonça (Radio Popular/Boavista), que tinha tocado na “Amarela” na etapa matinal em Portalegre. Os três segundos são também agora a vantagem que Rodrigues tem na classificação geral para Mendonça enquanto o companheiro de equipa, Raúl Alarcón, terceiro no crono está a quatro segundos. 

Cauteloso mas confiante no triunfo final da Alentejana, João Rodrigues sublinhou que “ainda falta uma etapa, até lá vamos ter muitas dificuldades. Pode haver cortes na chegada a Évora, temos de esperar por amanhã para vermos se realmente a equipa consegue a vitória.” 

As derradeiras emoções da 37ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola vivem-se, este domingo, a partir de Portalegre, de onde o pelotão parte para os 152 km finais, com Metas Volantes em Monforte, Borba e Redondo. A chegada e a entrega das camisolas, definitivos símbolos de líder, e do último Chapéu Alentejano acontece pelo quarto ano consecutivo na Praça do Giraldo, em Évora. 

(Reportagem: Teixeira Correia/Jornalista)

Um despiste envolvendo duas viaturas ligeiras provocou 2 feridos, durante a manhã deste sábado (23 de março), na estrada nacional 4, sentido Estremoz - Arraiolos.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, o alerta foi dado às 11:15.

Ainda segundo a mesma fonte para o local foram mobilizados os Bombeiros de Estremoz, a Guarda Nacional Republicana de Estremoz e ainda a ambulância de suporte imediado de vida (SIV) do INEM de Estremoz.

Nos próximos dias 5 a 7 de abril irá decorrer em Barrancos a 13ª edição da Feira do Presunto e enchidos.

Informamos que a inauguração da ExpoBarrancos 2019 contará com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural (Eng.º Miguel João de Freitas) e o Presidente da Região de Turismo do Alentejo ( Dr. Ceia da Silva)

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Março 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31