A Festa dos Capuchos, em Vila Viçosa, é espaço central de diversão e confraternização ao longo de cinco dias, em que as largadas acabam por ser um dos momentos mais aguardados por muitos.

As manhãs de sábado, domingo, segunda-feira e no sábado seguinte (na largada noturna) enchem a praça de gente, uns mais aventurados que outros para enfrentar os touros que são colocados na Praça da República.

Tal como em edições anteriores, este ano não foi excepção, milhares reuniram-se no centro de Vila Viçosa e encheram as principais artérias da vila calipolense.

A Rádio Campanário esteve presente na largada desta segunda-feira, 16 de setembro, e deixa-lhe, em baixo, algumas imagens:

A mais recente pontuação divulgada pela Wine Enthusiast coloca três vinhos produzidos na Vidigueira pela Ribafreixo Wines com pontuação acima dos 90 pontos. As pontuações da Wine Enthusiast são das mais aguardadas e prestigiadas no setor vitivinícola.

A pontuação mais elevada, 93 pontos, para a gama de vinhos alentejanos coube à colheira de 2015 do Gáudio Reserva, um vinho que fez um estágio de 13 meses em barricas novas de carvalho Francês e 16 meses em garrafa.

Da mesma gama, com uma pontuação de 91, o Gáudio Clássico 2015 foi a “Escolha do Editor” (Editor’s Choice), sendo um destaque por ser um vinho que já foi medalhada cinco vezes com ouro e ainda não foi lançado para o mercado.

O Pato Frio Red Edition 2016 surge como uma ótima escolha para comprar, tanto pelas suas qualidades como pela relação preço-qualidade.

 

O prazo das inscrições para participar no Estremoz Fun Running foi alargado até ao dia 23 de setembro.

Pelo terceiro ano consecutivo, e integrada na Semana da Juventude, vai decorrer no dia 29 de setembro, pelas 16:00 horas, mais uma edição do Estremoz Fun Running, a festa mais colorida do Mundo.

Estremoz Fun Running é uma iniciativa organizada pelo Município de Estremoz, em colaboração com as associações desportivas Sobe e Desce Team e Rota D’Ossa e com o patrocínio do Oculista Portas de Santo António e Intermarché de Estremoz, que conjuga a atividade física com diversão, através da realização de uma corrida e caminhada conjugadas com muita cor. Esta pretende ser uma experiência única, que se concentra menos na velocidade e muito mais num momento colorido de diversão entre amigos e família!

As inscrições para participar no Estremoz Fun Running têm um custo de 6€, e são efetuadas através da Bilheteira Online (www.bol.pt) ou, presencialmente, na bilheteira da Casa de Estremoz (Posto de Turismo), localizada no Rossio Marquês de Pombal.

Dia 29 de setembro, venha divertir-se connosco na festa mais colorida do Mundo!

A Câmara Municipal de Évora e o proprietário da Herdade dos Almendres, local onde se situa o Cromeleque dos Almendres, classificado como imóvel de interesse público, assinaram o Contrato de Comodato que permitirá ao município assumir a responsabilidade pela gestão deste importante monumento megalítico.

Assinado no local como forma de valorizar ainda mais o ato, o Contrato de Comodato agora rubricado pelo Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá e pelo Sr. José Manuel Neves Rufino, a que assistiram o vereador Eduardo Luciano e os filhos do proprietário, possibilitará à autarquia proceder a intervenções com vista à salvaguarda e manutenção do estado de conservação do Cromeleque dos Almendres.

O Cromeleque dos Almendres é um sítio arqueológico composto por diversas estruturas megalíticas: cromeleque, menir e pedras. O cromeleque foi descoberto pelo investigador Henrique Leonor Pina, em 1964, quando se procedia ao levantamento da Carta Geológica de Portugal. Abrangendo uma larga faixa cronológica, desde o Neolítico Médio até à Idade do Ferro – isto é, desde finais do 6.º até inícios do 3.º milénio a. C. –, este sítio apresenta, entre outros elementos, um cromeleque de planta circular irregular, composto por comprimento de 95 monólitos graníticos colocados em pequenos agrupamentos numa área de, aproximadamente, 70x40 metros.

Trata-se de um sítio cultuar com forte carga mágico-simbólica, que denuncia um exemplo singular de reutilização de um mesmo espaço sacralizado ao longo dos tempos. Reflete, também por isso, as próprias transformações económicas, sociais e ideológicas ocorridas nesta larguíssima faixa temporal e neste que é considerado, até ao momento, o maior conjunto de menires estruturados da nossa península, e um dos mais relevantes do megalitismo europeu.

Este momento de particular importância para a defesa do património, foi possível graças ao empenho de todos os intervenientes, que ao longo dos anos garantiram a preservação do espaço e à relação de confiança mútua construída ao longo de todo o processo negocial.

A Câmara Municipal agradece à família proprietária da Herdade, à Junta de Freguesia e a todos os cidadãos que ao longo dos anos de forma empenhada se mobilizaram no estudo, promoção e defesa deste importante património do concelho.

A Associação de Futebol de Portalegre (AFP) vai atribuir o título de Sócio de Mérito a “três personalidades indissociáveis da história do futebol distrital”.

Na sequência da proposta que a Direcção levou à Assembleia-Geral, que reuniu no sábado, na Casa do Povo de Gavião, os clubes aprovaram por unanimidade a atribuição do título de Sócio de Mérito a José Manuel Nabeiro, Paulo Baptista e José Maria Pinheiro Moura (a título póstumo).

O presidente da Direcção do Sporting Clube Campomaiorense, que desempenha as mesmas funções há três décadas, o árbitro que esteve na primeira categoria nacional durante 20 anos, e o saudoso Professor Moura, pelo legado que deixou no desporto e no associativismo, vão ser homenageados “pelo trabalho realizado e pela notoriedade que conferiram à AFP”.

Na Assembleia-Geral, e ainda antes da votação unanime por parte dos clubes, o presidente da Direcção da AFP, Daniel Pina, salientou que “é essencial valorizar o trabalho daqueles que são a alma do nosso futebol e do nosso futsal” e assegurou que a actual Direcção pretende “continuar a reconhecer estas personalidades”, cujos nomes serão apresentados em próximas Assembleias-Gerais para serem ratificados pelos clubes filiados. 

Na sessão ordinária da Assembleia-Geral, conduzida por Ceia da Silva, foi ainda apresentado, discutido e votado o Relatório e Contas relativo à última época desportiva, que foi aprovado com duas abstenções. Antes da discussão, usaram da palavra o vice-presidente do Município de Gavião, António Manuel Severino, que deu as boas-vindas e manifestou a disponibilidade do Município para acolher iniciativas da AFP, e ainda o presidente da Direcção, Daniel Pina, a fazer o balanço da última época desportiva.

O Município de Reguengos de Monsaraz vai requalificar 12 ruas em S. Pedro do Corval, num investimento de 525 mil euros. A autarquia deliberou avançar com o projeto técnico da empreitada “Requalificação das vias pedonais em S. Pedro do Corval – 2ª fase” e a sua candidatura aos fundos comunitários.

A zona a intervencionar situa-se na parte norte e central da localidade e está integrada no PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho de Reguengos de Monsaraz. A autarquia vai requalificar a Rua de Évora, Rua Zeca Afonso, Rua de Cima, Beco da Sé, Rua Dr. Manuel Fernandes Ratinho, Pátio do Anica, Rua da Aula, Rua do Poço, Rua António Joaquim Fialho, Rua do Olival, Rua Professor Gomes e Rua do Jardim.

As obras visam melhorar o conforto e a segurança dos peões e dos automobilistas e dotar esta zona de redes de distribuição de água e de recolha de águas pluviais, que não existem ou por estarem envelhecidas causam continuados problemas e roturas. A primeira fase da requalificação das vias pedonais de S. Pedro do Corval já se encontra concluída e integrou a Rua António Jacinto Rosa, Rua José Garcia da Costa, Rua Professor Cândido e Rua de S. Pedro.

A Turismo do Alentejo/Ribatejo realiza, esta semana, um conjunto de reuniões descentralizadas pelo território com o intuito de rever, debater e preparar as principais linhas estratégicas e os vetores de intervenção para o desenvolvimento do setor, no horizonte 2021 - 2027.

No decorrer das sessões públicas - destinadas aos líderes ou representantes das autarquias, empresários, promotores turísticos e a todas as instituições envolvidas na atividade turística -, vão ser apresentados os propósitos e a metodologia de trabalho que está a ser desenvolvida pela consultora Ernst & Young S.A, assim como registados os contributos dos vários players.

Com esta iniciativa, a Entidade Regional de Turismo, visa - à semelhança das ações realizadas antes da preparação dos anteriores planos estratégicos - em parceria com todos os agentes preparar os documentos de programação estrutural, que sustentarão as candidaturas dos projetos ao próximo ciclo de Fundos Europeus 2021-2027.

Recorde-se que as principais prioridades, linhas de força e medidas para o desenvolvimento turístico do território definidas em 2013 - e perspectivadas até 2022 - se encontram implementadas ou com a execução e financiamento devidamente programadas.

Calendário das sessões públicas

18 de setembro - 15h00 - Alcácer do Sal. Pousada Alcácer do Sal

19 de setembro - 10h00 - Beja. Pousada Convento de Beja

19 de setembro - 15h00 - Évora. Évora Hotel

20 de setembro - 10h00 - Portalegre - Escola de Hotelaria e Turismo

20 de setembro - 15h00 - Santarém  - Casa do Brasil

Inscrições na sessão ou sessões que melhor lhe convier, independentemente da localização da sua atividade através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. As inscrições deverão ser realizadas até 24 horas antes.

Alandroal irá acolher no próximo domingo, 22 de setembro, a Convenção Autárquica Concelhia – ‘Dois Anos de Gestão PS no Alandroal 2017 – 2019 Balanço e Perspetivas”.

A convenção decorrerá no Fórum Cultural Transfronteiriço pelas 10H00, seguindo-se um almoço convívio no Restaurante Zé do Alto.

Os interessados devem efetuar a sua inscrição junto dos colaboradores do partido até ao dia 19 de setembro.

Campo Maior, no distrito de Portalegre tem um programa que visa a aprendizagem de robótica, comportamento computacional e mecânica, num investimento de 230 mil euros.

O programa conta com cerca de 900 alunos de Campo Maior e denomina-se “Campus Maior – Aprender a Acompanhar o Mundo”, sendo desenvolvido no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro e envolve alunos do 1º e 3º ciclo. O programa conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

Carlos Nogueiro, secretário da CIMAA, em declarações à agência Lusa refere que “um dos objetivos que estão previstos no projeto é a programação de uma app para dar resposta à Comissão de Festas do Povo em Campo Maior, no sentido de fazer a gestão e monitorização do material necessário para fazer florir as ruas”.

Este projeto está inserido na Rede de Promoção do Sucesso Educativo no Alto Alentejo, aprovado e cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo 2020, através do Fundo Social Europeu.

Em 2019, o Município de Avis volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património, um projeto europeu coordenado, a nível nacional, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que decorre nos dias 27, 28 e 29 de setembro, subordinado ao tema Artes Património Lazer.

Em Avis, as comemorações desenvolvem-se em quatro espaços de programação: o Centro Interpretativo da Ordem de Avis (CIOA), o Centro de Arqueologia de Avis (CA), o Museu do Campo Alentejano (MusCA) e o Núcleo Megalítico dos Morenos, em Aldeia Velha.

O primeiro acolhe, no dia 21 de setembro, às 16h00, o tema “Teatro Vivo, História ao Vivo”, apresentado por Mário da Costa, no âmbito do ciclo de Colóquios no Convento – “A História de …”, que se encontra a decorrer, até ao final do corrente ano, no Centro Interpretativo da Ordem de Avis (CIOA).

O segundo será palco, no dia 27, às 16h00, do lançamento do 12.º número do Boletim Municipal de Arqueologia “DA TERRA”, que poderá ser obtido, a título gratuito, neste mesmo local e também no Posto de Turismo de Avis.

O terceiro recebe, igualmente a 27 de setembro, pelas 17h00, a Inauguração da Exposição de Artesanato de José Bento Leão, uma mostra que encerra o ciclo de exposições dedicadas aos três Artesãos, autodidatas, do Concelho de Avis, e ainda, a 29 de setembro, a partir das 15h30, a tertúlia Avis | Memórias de Um Povo - Retalhos da Vida Quotidiana, realizada no âmbito do projeto Avis | Memórias de Um Povo, aberta a toda a comunidade.

Por último, destaque para a divulgação do Roteiro Megalítico “Entre Pedras e Pedrinhas”, com a realização de uma visita guiada pelo Circuito do Xisto, no dia 29 de setembro, às 9h30, centrada no Núcleo Megalítico dos Morenos, em Aldeia Velha.

O Município de Avis desafia todos os interessados a participar nas Jornadas Europeias do Património 2019, uma iniciativa que pretende “destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer”

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30