13.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Fevereiro 11, 2026

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Do Alentejo para Itália: Eborense José Cabeça nos Jogos Olímpicos de Inverno

Faltam apenas 18 dias para o arranque dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão Cortina 2026 e já é conhecida a constituição da Equipa Portugal. Concluídos todos os processos de qualificação, Portugal garantiu três vagas olímpicas: duas em Esqui Alpino e uma em Esqui de Fundo, ficando ainda muito perto de alcançar o apuramento na Patinagem de Velocidade no Gelo.

O grande destaque da participação nacional vai para o eborense José Cabeça, que volta a representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Inverno, confirmando-se como uma das principais referências nacionais no Esqui de Fundo. Depois de ter estado presente em Pequim 2022, onde alcançou a melhor classificação portuguesa de sempre na modalidade com o 88.º lugar nos 15 km em estilo clássico, José Cabeça prepara-se agora para um novo desafio em solo italiano.

O atleta alentejano será, aliás, o primeiro português a entrar em competição, alinhando no dia 10 de fevereiro na prova de sprint e regressando à pista a 13 de fevereiro para disputar os 10 km em estilo livre. As provas terão lugar no Tesero Cross-Country Skiing Stadium, em Val di Fiemme, palco das competições de Esqui de Fundo.

No Esqui Alpino, modalidade em que Portugal participa de forma ininterrupta desde Sochi 2014, a seleção nacional conta com uma vaga feminina e uma masculina. Vanina Guerillot, de 23 anos, volta a marcar presença após Pequim 2022, onde terminou em 43.º lugar no Slalom Gigante. Em Cortina d’Ampezzo irá competir em Slalom Gigante, a 15 de fevereiro, e em Slalom, a 18 de fevereiro, no Tofane Alpine Skiing Centre.

A vaga masculina pertence a Emeric Guerillot, de apenas 18 anos, que fará a sua estreia olímpica depois de já ter representado Portugal no Festival Olímpico da Juventude Europeia de Inverno e nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno de Gangwon 2024. Em Bormio, no Stelvio Ski Centre, o jovem atleta competirá no Super G a 11 de fevereiro — disciplina em que Portugal não participava desde Lillehammer 1994 — e ainda no Slalom Gigante e no Slalom, a 14 e 16 de fevereiro, respetivamente.

A Missão Portuguesa integra ainda Pedro Flávio como Chefe de Missão, os treinadores Sérgio Figueiredo e Yannick Guerillot (Esqui Alpino), Ragnar Bragvin Andresen (Esqui de Fundo) e o fisioterapeuta Tiago Rosa.

Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão Cortina 2026 têm início a 6 de fevereiro, com a Cerimónia de Abertura no estádio Giuseppe Meazza, em Milão, contando com a presença de artistas de renome internacional como Andrea Bocelli, Laura Pausini e Mariah Carey. A competição prolonga-se até 22 de fevereiro, data da Cerimónia de Encerramento, que terá lugar na Arena Olímpica de Verona.

Foto: Comité Olimpico

Populares