Docentes da Universidade de Évora marcaram presença de destaque na 9.ª edição dos Prémios Ciências do Desporto COP | REPSOL 2024/25, cujos vencedores foram anunciados na passada quinta-feira, 9 de outubro, na Universidade de Aveiro.
Os Prémios Ciências do Desporto, promovidos pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) em parceria com a Repsol desde 2022, têm como objetivo valorizar a investigação científica aplicada às várias áreas das ciências do desporto, incentivando a recolha e análise de dados que contribuam para decisões estratégicas no setor. A edição deste ano estabeleceu um novo recorde de participação, com 95 trabalhos submetidos, evidenciando o dinamismo da comunidade científica e o prestígio crescente dos prémios a nível nacional.
Na categoria Treino Desportivo, foi vencedor o trabalho “How many creatives are enough? Exploring how manipulating the number of creative players in the opposing team impacts footballers’ performance during small-sided games”, do qual é coautor Bruno Gonçalves, docente do Departamento de Desporto e Saúde, e que explorou como a variação do número de adversários criativos afeta o desempenho dos jovens jogadores durante jogos reduzidos em futebol. O estudo apresenta um desenho metodológico inovador e oferece implicações práticas transferíveis a diversos contextos, evidenciando que para inovar e explorar são necessários contextos desafiantes.
Na área de Psicologia e Pedagogia do Desporto, os docentes Gabriela Almeida (Departamento de Desporto e Saúde) e Fábio Flôres (Departamento de Pedagogia e Educação) integraram a equipa de autores do estudo “Improving motor competence of children. The ‘super quinas’ intervention program in Portuguese primary schools”, distinguido nesta categoria, que demonstrou que um programa extracurricular de 1 hora por semana, com duração de 12 semanas, melhorou significativamente a competência motora de crianças de 6 a 10 anos em Portugal. Esta intervenção também foi associada a um aumento da atividade física, melhor aptidão aeróbica e maior duração do sono num estudo relacionado.
Para além destes prémios, a Universidade de Évora esteve também representada no painel de avaliação do júri, através de Nuno Batalha e Orlando Fernandes, docentes do Departamento de Desporto e Saúde da UÉvora, a integrarem o grupo responsável pela análise e seleção dos trabalhos a concurso. No caso de Orlando Fernandes, o docente da UÉvora é também membro da Comissão Consultiva de Ciência e Desenvolvimento do Comité Olímpico de Portugal.
De destacar ainda que Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, deixou, durante a cerimónia, a informação de que as Ciências do Desporto voltarão a ser uma área científica com dotação pública própria.
A próxima edição, a 10.ª dos Prémios Ciências do Desporto COP | Repsol, contará com as categorias Economia, Direito e Gestão do Desporto; História e Sociologia do Desporto; e Fisiologia e Biomecânica do Desporto, mantendo o compromisso de reconhecer e incentivar a excelência científica no desporto nacional.

