9.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Novembro 15, 2025

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Docentes da Universidade de Évora distinguidos nos Prémios Ciências do Desporto COP

Docentes da Universidade de Évora marcaram presença de destaque na 9.ª edição dos Prémios Ciências do Desporto COP | REPSOL 2024/25, cujos vencedores foram anunciados na passada quinta-feira, 9 de outubro, na Universidade de Aveiro.

Os Prémios Ciências do Desporto, promovidos pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) em parceria com a Repsol desde 2022, têm como objetivo valorizar a investigação científica aplicada às várias áreas das ciências do desporto, incentivando a recolha e análise de dados que contribuam para decisões estratégicas no setor. A edição deste ano estabeleceu um novo recorde de participação, com 95 trabalhos submetidos, evidenciando o dinamismo da comunidade científica e o prestígio crescente dos prémios a nível nacional.

Na categoria Treino Desportivo, foi vencedor o trabalho “How many creatives are enough? Exploring how manipulating the number of creative players in the opposing team impacts footballers’ performance during small-sided games”, do qual é coautor Bruno Gonçalves, docente do Departamento de Desporto e Saúde, e que explorou como a variação do número de adversários criativos afeta o desempenho dos jovens jogadores durante jogos reduzidos em futebol. O estudo apresenta um desenho metodológico inovador e oferece implicações práticas transferíveis a diversos contextos, evidenciando que para inovar e explorar são necessários contextos desafiantes.

Na área de Psicologia e Pedagogia do Desporto, os docentes Gabriela Almeida (Departamento de Desporto e Saúde) e Fábio Flôres (Departamento de Pedagogia e Educação) integraram a equipa de autores do estudo “Improving motor competence of children. The ‘super quinas’ intervention program in Portuguese primary schools”, distinguido nesta categoria, que demonstrou que um programa extracurricular de 1 hora por semana, com duração de 12 semanas, melhorou significativamente a competência motora de crianças de 6 a 10 anos em Portugal. Esta intervenção também foi associada a um aumento da atividade física, melhor aptidão aeróbica e maior duração do sono num estudo relacionado.

Para além destes prémios, a Universidade de Évora esteve também representada no painel de avaliação do júri, através de Nuno Batalha e Orlando Fernandes, docentes do Departamento de Desporto e Saúde da UÉvora, a integrarem o grupo responsável pela análise e seleção dos trabalhos a concurso. No caso de Orlando Fernandes, o docente da UÉvora é também membro da Comissão Consultiva de Ciência e Desenvolvimento do Comité Olímpico de Portugal.

De destacar ainda que Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, deixou, durante a cerimónia, a informação de que as Ciências do Desporto voltarão a ser uma área científica com dotação pública própria.

A próxima edição, a 10.ª dos Prémios Ciências do Desporto COP | Repsol, contará com as categorias Economia, Direito e Gestão do Desporto; História e Sociologia do Desporto; e Fisiologia e Biomecânica do Desporto, mantendo o compromisso de reconhecer e incentivar a excelência científica no desporto nacional.

Populares