A Queima das Fitas de Évora é mais do que uma tradição académica — é um ritual de passagem carregado de emoção, orgulho e memória. Entre os claustros antigos e as ruas estreitas da cidade alentejana, os estudantes vestem-se a rigor e despedem-se de uma das fases mais marcantes das suas vidas com uma mistura de alegria, saudade e esperança.
A festa arranca esta sexta-feira, dia 23 de maio, na cidade alentejana com a organização- Associação académica da Universidade de Évora(AAUE)-convicta de que esta será a melhor queima de sempre, tal como nos adiantou Ana Beatriz calado, Presidente da Associação Académica.
Em declarações à Rádio Campanário explicou “que a queima das fitas é o maior evento, principalmente do Alentejo, e esperamos que corra tão bem como as edições anteriores.”
Com uma forte aposta no cartaz deste ano, a Presidente da AAUE destaca o regresso de Richie Campbell e o tributo aos Linking Park, um cartaz que abrange um “carácter versátil e mais abrangente.”
Com a perspetiva de melhorar de ano para ano, Ana Beatriz Calado considera que “esta pode ser a melhor queima das fitas de sempre em Évora” esperando mais participantes que na edição deste ano- 19 mil participante, um número que subiu em 4000 face ao ano de 2023.
O cartaz deste ano, de acordo com a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), que já divulgou alguns dos nomes , tais como: 24 Van Zee(dia 24), Bad Guys by John Goulart (25), Quim Barreiros (26), Badoxa (29), Richie Campbell (30) e Hybrid Theory (31)