7.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Fevereiro 10, 2025

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Elvas: “Vamos convencidos que o Alentejo será para a economia e para o desenvolvimento do país um território fantástico,” diz Presidente da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, Hélder Amaral (c/som e fotos)

Na sua visita pelo Alentejo, os deputados da Comissão de Economia da Assembleia da República, deslocaram-se na passada terça-feira, dia 24 de maio, ao Forte da Graça, em Elvas. A iniciativa foi promovida pelo  deputado Helder Amaral, presidente da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

Após uma passagem pelo distrito de Évora, os membros da Comissão de Economia visitaram o Forte de Nossa Senhora da Graça, monumento classificado como Património da Humanidade, recentemente recuperado e restaurado.

Em declarações o Presidente da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas começou por referir que “o turismo é neste momento o setor da economia portuguesa que melhores resultados apresenta, nós achamos que é possível juntar turismo e inovação e por isso quisemos fazer uma visita à região do Alentejo, que está a ter uma dinâmica muito grande de inovação, como pudemos ver em Évora”. Realçando a colaboração existente entre as empresas e a Universidade, expressou que “é algo supreendente porque não só as câmaras, as entidades públicas, as entidades privadas e a própria Universidade que olham para território como seu território e para todas as oportunidades”.

Hélder Amaral afirmou que “o Alentejo é das regiões que mais cresce mesmo acima da média nacional em termos de turistas, tem recursos como o Forte da Graça que não há em lado nenhum, tem produtos endógenos ou outros, como também não há em muitas lados, portanto, a unica coisa que falta agora é juntar os recursos e o produto e transformar o Alentejo num destino”. Acrescentando que “essa é a tarefa seguinte e nós quisemos vir chamar a atenção para isso”.

O presidente da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas sublinhou que “vamos convencidos que o Alentejo será para a economia e para o desenvolvimento do país um território fantástico, algo que eu acho que vai supreender o país nos próximos tempos porque estão a ser feitas coisas muito boas”.

Salientando que “nós temos um problema no país, nós dizemos sempre que Espanha é o nosso maior cliente, e o nosso maior exportador e importador, mas quanto mais nos aproximamos de Espanha, mais pobres somos e aqui está a resposta, na colaboração com Espanha”.

Para Hélder Amaral ”o conceito de território do interior ou território deprimido é um conceito que convém deixar para trás porque o que nós vimos nas empresas é muita esperança, muita vontade de investir, as câmaras têm-nos dado conta que estão com dificuldades de acarinhar e assegurar todos os investimentos previstos para a região”. Destacando ainda que “Elvas tem tudo para ter sucesso (…) é preciso não ter vergonha da nossa história e começar a fazer render o território, depois desta visita daremos nota do que encontramos ao Ministro da Economia bem como ao Ministro das Infra estruturas”.

A esta Estação Emissora o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, falou sobre a importância desta visita para a cidade revelando que a Comissão de Economia “não vem ver nenhuma indústria, não vem ver nenhuma empresa em concreto, mas vêm visitar um monumento, daí que seja muito importante e passando também esta mensagem que a parte cultural, a parte patrimonial e turistíca tem um elevado valor acrescentado e é isso que está nos horizontes da Câmara Municipal de Elvas, que a pouco e pouco vai sendo reconhecido pelas diferente ações que a Câmara Municipal de Elvas vai fazendo, tanto pela população como por quem nos visita”.

Frisando ainda que “Elvas não tem só património mundial para mostrar,(…) tem uma estratégia cultural diversificada e que isso nos tem permitido inclusive chegar a outro tipo de públicos, a outro tipo de mercados, é bom recordar que ainda este ano o coleccionador António Cachola que é a coleção que está residente no Museu de Arte Contemporânea, recebeu o prémio da ARCO Madrid e que inclusive esta semana vamos participar conjuntamente com a organização da ARCO, em Lisboa, no Chiado 8”.

O deputado do Partido Socialista, eleito pelo círculo de Portalegre, Luís Testa, o impulsionador da visita da Comissão de Economia ao Forte da Graça, sublinhou que “ Elvas é uma cidade importante do distrito de Portalegre e nós temos um grande exemplo como é o do Forte da Graça, de como um equipamento que estava na ruína, pode ser depois de transformado um grande motivo de impulso económico da cidade e do distrito. No seu ponto de vista “ fazia todo o sentido que a Comissão de Economia da Assembleia da República pudesse visitar este monumento e também transportá-lo como grande exemplo para o país”.

Luís Testa asseverou que “temos que olhar para o nosso património como meio de promoção turística e por aí como meio de indução de riqueza económica no país”.

O deputado do Partido Social Democrata, eleito pelo círculo de Évora, António Costa da Silva, contou-nos que a visita da Comissão de Economia ao território alentejano surgiu no âmbito do tema da inovação em diferentes setores, afirmando que “ tentámos demonstrar que o Alentejo, um território de baixa densidade, consegue ter projetos altamente inovadores em diferentes áreas e foi essa a nossa grande ambição nesta opção”.

António Costa da Silva garantiu que “o Alentejo tem tudo para dar certo, se nós conseguirmos demonstrar isso à Comissão de Economia, sensibilizando também os nosso colegas para a mundança que está a haver na nossa região e que essa mudança pode ser muito interessante e importante para o país, eu penso que todos temos a ganhar”.

Populares