O número de Estações 5G cresceu no final do 4.º trimestre de 2024, de acordo com a informação reportada pelos quatro operadores. Em comunicado a ANACOM dá conta que “o número de estações de base instaladas no território nacional com tecnologia 5G ascendia a 13 089 estações. Tal representa um acréscimo de 24% do número de estações face ao indicado no final do trimestre anterior. ” Este aumento, significativamente superior ao registados nos últimos trimestres, deve-se essencialmente à inclusão das estações base do mais recente operador e que veio também disponibilizar uma oferta comercial 5G.
Quanto à sua distribuição, à data de 31 de dezembro de 2024, e de acordo com o mesmo comunicado “as estações de base 5G encontravam-se espalhadas por 308 concelhos (a totalidade dos concelhos no país) e em 2259 freguesias (73% das freguesias no país).”
Analisando os dados por operador, a NOS era o operador com mais estações de base 5G instaladas (4786), sendo seguida pela Vodafone (4611), pela DIGI (2130) e pela MEO (1562).
As estações de base 5G instaladas em território nacional, num total de 13 089, estão distribuídas por 2259 freguesias, o que corresponde a 73% das freguesias do país.
Tomando como referência o sistema hierárquico de divisão do território em regiões NUTS III, a Anacom refere que se verifica , nas unidades administrativas Douro, Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Médio Tejo, Alto Alentejo, Alentejo Central, Alentejo Litoral e Baixo Alentejo, o número de estações de base 5G continua a ser significativamente inferior àquele que se verifica nas restantes regiões do país.