O Grupo Royal Prime concluiu a primeira fase do projeto de alojamento estudantil em Évora, com a abertura das “Ebora Residences”, que já acolhe cerca de 220 estudantes universitários. A expansão do projeto continuará, e espera-se que, até meados de fevereiro de 2025, mais 110 unidades de alojamento estejam disponíveis, totalizando 330. Este é mais um contributo importante para mitigar a escassez de alojamento estudantil na cidade.
A inauguração oficial das residências ocorreu na tarde de 5 de setembro, na Tapada do Matias, mais concretamente na Rua Humberto Carlos Pereira Paixão, uma zona de fácil e rápido acesso ao centro histórico da cidade. As “Ebora Residences” foram concebidas para proporcionar aos estudantes uma experiência de habitação confortável e moderna.
Os quartos, todos equipados com WC privativo, ar condicionado e televisão, partilham, dentro dos apartamentos, uma cozinha totalmente equipada, zona de estar e zona de refeição. Além disso, os estudantes têm acesso a uma vasta gama de comodidades, como ginásio, piscina exterior aquecida, jacuzzi, biblioteca, lounge, bar interior e exterior, mercearia, sala de convívio, sala de eventos, lavandaria, limpeza das áreas comuns, receção 24 horas e wi-fi.
A Câmara Municipal de Évora expressou satisfação com o contributo da Royal Prime para colmatar as necessidades crescentes de alojamento estudantil na cidade. Além disso, o município desafiou a empresa a considerar a criação de habitação para trabalhadores que se deslocam para a cidade, proposta que a Royal Prime acolheu positivamente e está a trabalhar em conjunto com a autarquia.
Paralelamente a este projeto, a Câmara Municipal, em parceria com a Universidade de Évora, está a desenvolver outras soluções para aumentar a oferta de alojamento universitário, dada a crescente procura por parte de estudantes, tanto nacionais como estrangeiros, que muitas vezes encontram dificuldades em encontrar habitação adequada, uma vez que as atuais residências universitárias não conseguem responder à elevada procura.