Um novo Centro de Dados da Saúde, o segundo a nível nacional, vai ser instalado em Évora.
A informação foi hoje avançada pelo Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, no Palácio D. Manuel, em Évora, onde decorreu a terceira eHealth Sessions, onde foi apresentado o Plano para Modernização dos Postos de Trabalho dos Profissionais de Saúde.
Este projeto envolve um investimento “nunca inferior a 2,5 milhões de euros”, e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O responsável adiantou ainda que os servidores do ‘data center’ de Évora (ou centro de dados, em português), vão ser instalados “até ao final do primeiro trimestre do próximo ano”.
Recorde-se que, tal como a Rádio campanário noticiou, e acordo com a nota de Imprensa, remetida à nossa redação, é nesta cidade que vai nascer o novo Data Center da Saúde, que funcionará em redundância com o atual, que se encontra no norte do país, e que visa garantir a disponibilidade dos sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde.
Esta infraestrutura, que beneficia de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, estará disponível no final do primeiro trimestre de 2023.
Évora foi o local escolhido por reunir um conjunto de requisitos favoráveis, nomeadamente devido à proximidade de Lisboa e Espanha, por beneficiar de boas condições estruturais de abastecimento de energia, entre outros.
“Um Data Center para a Saúde” é precisamente o tema do principal debate da Sessions 3, dinamizada pela SPMS. Moderado pela jornalista Ana Peneda Moreira, o debate aborda questões relacionadas com a centralização das infraestruturas, a sua robustez, o investimento em sistemas de informação, visando a aceleração da implementação, gestão e manutenção de infraestruturas de serviços digitais.
Para além destas matérias, Sandra Cavaca, vogal do Conselho de Administração da SPMS, apresentará o Plano para Modernização dos postos de trabalho dos profissionais de saúde, que arrancará pelos Cuidados de Saúde Primários e beneficiará mais de 27 mil profissionais de saúde nesta primeira fase.
Leia a notícia completa em Notícias ao Minuto