20.9 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Outubro 9, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo atribui medalha de Prata a título póstumo a Amor Fialho, o rosto de um dos restaurantes alentejanos mais icónicos

Celebra-se esta sexta-feira, 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo. Para assinalar a data, o Ministério da Economia, através da secretaria de Estado do Turismo, atribuiu hoje 16 medalhas de Mérito Turístico a entidades que se distinguiram pelo seu contributo ao setor.

Esta iniciativa pretende distinguir pessoas, singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, por serviços ou iniciativas de relevo para o turismo nacional. Depois da consulta à Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e ao Turismo de Portugal, foram distinguidas diversas personalidades e empresas que, pelo seu empenho e prestação, contribuíram para o crescimento do setor.
A cerimónia de entrega das Medalhas de Mérito Turístico 2024, subordinada ao tema “Turismo e paz”, decorreu esta tarde em Mafra, no âmbito da VII Cimeira do Turismo Português, e contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

A Associação das Aldeias Históricas, a Rede das Aldeias do Xisto e a Fundação Côa Parque, foram laureados com a atribuição da Medalha de Mérito Turístico, grau Ouro.

Para as medalhas de grau Prata, foram agraciadas as personalidades, Albano Cymbron, CEO da Agência de Viagens Melo; Álvaro Covões, fundador da “Everything is New”; Amor Fialho, o primeiro rosto do Restaurante Fialho e Paulo Pinheiro, CEO do Autódromo Internacional do Algarve (ambos a título póstumo); Bernardo Trindade, atual presidente da AHP – Associação de Hotelaria de Portugal; Carlos Moura, Presidente da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal; Chitra Stern, empreendedora e CEO do Grupo Martinhal; e Margarida Almeida, empresária hoteleira e CEO da Amazing Evolution.

Amor Fialho, foi durante décadas o anfitrião e a cara do famoso e icónico restaurante de Évora. Morreu em julho de 2023, aos 89 anos.

Além destas personalidades, com relevante prestação na atividade turística nacional, foram ainda distinguidas as entidades, APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo; Passadiços do Paiva – Arouca; Rota Vicentina; e a US Tour Operators Association, associação norte americana que desempenha um papel crucial na promoção de viagens, responsáveis e memoráveis.

Foi também atribuída uma Medalha de Mérito Turístico grau Bronze, a João Carlos Veiga Pestana, uma referência na informação turística madeirense, onde após 56 anos de exercício da profissão prossegue a qualificar a imagem turística da região da Madeira, fator determinante na atribuição desta distinção.

Foto: Expresso

Populares