Vila Viçosa, 07 de setembro de 2024 – Arrancaram esta sexta-feira as comemorações dos 317º aniversário do Regimento de Cavalaria n.3(RC3) de Estremoz. A Marcha a Cavalo, iniciativa de dois dias que anualmente se realiza no âmbito das comemorações do aniversário da Unidade teve o seu início em Elvas e terminou o seu primeiro dia em Vila Viçosa, com passagem pelo Município para a protocolar apresentação de cumprimentos.
A Rádio Campanário acompanhou o momento e falou com Inácio Esperança, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, sobre a importância deste regimento na história de Vila Viçosa .
O autarca começou por nos referir “a nossa Vila faz parte do trajeto original desta marcha” evidenciando que o RC3 esteve “aquartelado em Vila Viçosa durante 40 anos.”
O Presidente do Município sublinhou ainda que “foi em Vila Viçosa que foi fundada a primeira Escola de Armas do País, no final do século XIX por D. Carlos” justificando assim “a forte ligação de Vila Viçosa ao regimento de Cavalaria de Estremoz.”
Inácio Esperança evidencia ainda que atualmente “este é o regimento que temos agora na zona e temos que o estimar e ajudar no seu crescimento assim como contribuir para que tenha mais implantação, quer no panorama militar, quer no panorama social.”
O Presidente da Autarquia realçou ainda a importância do RC3 na história militar de Vila Viçosa enfatizando especialmente “a ligação da Arma de Cavalaria e do Regimento a Nossa Senhora da Conceição.”
O Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3) , também conhecido por Dragões de Olivença, nasceu em 1707, em Olivença, vindo a designar-se como Regimento de Cavalaria de Estremoz só em 1975.
Entre 1816-1875, o regimento aquartelou-se sucessivamente em Elvas, Castelo Branco, Torres Vedras e Vila Viçosa, até se sedear em Estremoz, onde ainda hoje se mantém.
Pode ler também 317 anos do Regimento de Cavalaria de Estremoz: “É um orgulho sentir que somos o Regimento de todo o Alentejo”- Cor. Lourenço Azevedo(c/fotos)