A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central assinou recentemente um Protocolo de colaboração com a SPEO – Sociedade Portuguesa de Enfermagem Oncológica, dando assim mais um passo significativo na Enfermagem com contributos científicos, académicos e profissionais fundamentais na salvaguarda e garantia de cuidados seguros e com qualidade à pessoa em situação de doença oncológica.
De acordo com esta Unidade Local de Saúde, este protocolo irá possibilitar o incremento da formação dos Enfermeiros e da investigação permanente na procura de soluções que, sustentadas pela evidência científica, constituam um referencial nos Contextos da Prática Clínica (CPC), estimulando as boas práticas em enfermagem oncológica.
Este exercício representa um processo de cuidados de enfermagem diferenciados, num contexto de atuação multidisciplinar que tem como objetivo garantir o atendimento integral, preventivo, efetivo, seguro e de qualidade à pessoa com doença, à família, aos cuidadores e comunidade, nos vários contextos de cuidados de saúde e ao longo do ciclo vital.
Os dados do Relatório Oncológico Nacional (RON), relativos a 2020, registaram 52 723 novos casos de cancro, constituindo a segunda causa de morte em Portugal, responsável por 28 mil óbitos, representando 23% do total das mortes.
Face a estes dados, o exercício em Enfermagem Oncológica é essencial, uma vez que os conhecimentos e competências destes profissionais assumem um papel fundamental na abordagem, prevenção e tratamento do doente oncológico.